Encanto: A força do trabalho em equipe

No post anterior, vimos como Encanto é um filme puramente mágico que pode nos trazer lições preciosas sobre desenvolver o autoconhecimento, mas você sabia que esse não é o único grande aprendizado que esse filme traz?

A trama gira em torno da falta de dons de Mirabel e o seu papel de ensinar grandes lições ao salvar sua família. Pensando nisso, que tal entrarmos mais a fundo nessa jornada de quando Mirabel descobre que poderia ser a única salvação da sua família?

Ao saber que a magia de Encanto estava em perigo e todos os seus irmãos poderiam perder os seus dons, mesmo sem poderes mágicos e com todas as suas inseguranças, Mirabel vestiu seu bonito óculos verde e seguiu em busca de respostas. Dito isto, se prepare para possíveis spoilers mindzuper…

Pedir ajuda não faz de você fraca

Ao longo da jornada a protagonista descobre que o seu tio Bruno, sumido há anos, possui dons de prever o futuro. Com isso, ela percebe que ele pode ser um grande aliado para ajudar a salvar a magia de Encanto.

Só que, por não ter conseguido a sua mágica aos cinco anos, como aconteceu com os outros familiares, de início, se mostrou relutante em pedir ajuda. Exatamente para provar que ela pode ser tão especial quanto os outros e que consegue resolver as coisas sozinha.

No entanto, com a magia de Encanto na família em Perigo, a casa mágica, onde todos moram, estava prestes a ser destruída e Mirabel enxerga a importância do trabalho em Equipe para resolver este problema.

Dessa forma, pede ajuda para todos os seus irmãos, e com o dom de cada um, a jornada de Mirabel se torna menos desafiadora. Com muito esforço, ela consegue encontrar o seu tio Bruno e deixa o medo de pedir ajuda de lado para convencer seu tio a olhar mais uma vez para o futuro.

Neste momento, com a força do trabalho em equipe e em busca de um mesmo objetivo, a visão de Bruno mostra que Mirabel realmente poderia salvar a magia de Encanto, bastava a união entre todos os familiares.

A força do trabalho em equipe

Para não dar tantos spoilers assim, quero chegar no final da história… Devido a alguns acontecimentos, a casa mágica foi destruída e todos acabaram perdendo os seus dons…

Porém isso se tornou uma grande lição para a família se unir e aceitar Mirabel como ela realmente é. Buscando o equilíbrio de todos os membros da família, todos se unem e decidem trabalhar em equipe para reconstruir, pouco a pouco, a casa mágica! Em busca de um mesmo objetivo, a família trabalhou em harmonia e cooperação.

Quando a construção estava terminando e Mirabel foi colocar o último objeto que faltava, a maçaneta, como mágica a casa ganhou vida novamente. Os sapatos voltaram a andar sozinhos, o chão dançava e as janelas davam boas-vindas a pessoas. E o mais importante, os dons de todos da família voltaram!

Com isso mindzuper, podemos entender a importância que o trabalho em equipe possui na vida de todos… E nós temos um método metacognitivo que nos ajuda a trabalhar essa habilidade sabia? O Método Aves Migratórias.

Como no filme, ele mostra a importância de entender qual é o objetivo do grupo, para assim, usar as habilidades de cada um, com o intuito de conquistar tal objetivo. O trabalho em equipe vai muito além de você fazer a sua parte, mas sim ajudar toda a equipe trabalhando com cooperação e harmonia.

Eai mindzuper, gostou de todos os aprendizados que podemos ter com o filme Encanto? Pois é, essa animação realmente não deixa a desejar.

Ah, e nos acompanhe também no nosso Instagram @mindzup.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu