Os medos e as mentiras, como superá-los?

Luca nos mostrou grandes aprendizados que iniciamos no post anterior. Hoje iremos desvendar como podemos superar alguns medos e fugir das mentiras, com mais lições de Luca, o nosso protagonista do mais novo lançamento da Disney.

Na busca por tentar entender, se descobrir e se encontrar dentro de um mundo tão novo para ele. Essa jornada repleta de desafios e contato com o desconhecido, leva nosso personagem a passar por situações perigosas e que vale muito a pena a reflexão.

Como lidar com o medo?

Ter medo é muito comum, mas existem pessoas com mais e outras com menos. Portanto, o que precisamos observar é se por conta do medo estamos nos paralisando e deixando de executar determinadas atividades.

Os medos podem ser reais, ou seja, aqueles que sinalizam alguma possibilidade de perigo. Ou irracionais, que é a maior parte dos medos que temos. Afinal o medo está em nossa mente e por isso podemos trabalhá-los e superá-los.

Para conseguir descobrir o mundo fora das profundezas da água, Luca precisou superar o medo para encarar o novo e desconhecido. Seu amigo Alberto foi quem ensinou uma importante expressão que apareceu ao longo de todo o filme… “Silêncio, Bruno”. Com sotaque italiano, essa frase foi dita com a intenção de silenciar a voz interna de Luca, que o impedia de experimentar e desafiar em novos rumos.

É exatamente isso que precisamos trazer para nós! Justamente nesse momento de pandemia, várias vozes internas nos levam por caminhos de medo e as vezes de desespero. Nos fazendo inclusive a deixar de acreditar em dias melhores. Mas quando isso ocorrer, é hora de escutarmos o “Silêncio, Bruno” de nós mesmos, e silenciarmos esses nossos medos.

O medo não vai desaparecer da noite para o dia. É uma vitória gradual, assim como o método metacognitivo da Escada. Um degrau por vez e logo estaremos no topo da escada. Precisamos enfrentar nossos medos e não os deixar crescerem. Para isso cultive sempre em sua mente pensamentos positivos e acredite em você!

Por fim, se teu medo está associado a alguma experiência ruim no passado, e é recorrente em sua vida. Ou ainda te impede de realizar algo que tenha vontade, procure um profissional, o psicólogo saberá te acompanhar e dar um suporte.

O diálogo para combater a mentira.

É muito comum começarmos a questionar, buscar nossa independência e discordar dos nossos pais ou responsáveis. Nesse momento muitos conflitos podem aparecer. Nesse sentido, podemos inclusive nos distanciar de nossos familiares, por não sabermos lidar com todas essas transformações. É aí que podem surgir algumas mentiras.

Luca, ao tentar descobrir o que existia na superfície da água, deixa sua mãe desesperada. E para protegê-lo envia para morar com seu tio. Mas isso acaba contrariando os pensamentos de Luca, uma vez que ele não entendia o significado do “não” e do apenas “confie nos seus pais”. Com isso entrou a mentira.

Precisamos sempre ter um momento de conversa honesta com nossos pais. Por isso busque oportunidades em sua casa para poder falar e ser ouvido, mas é claro, também saber ouvir os mais velhos. Aprenda a importância de nossos pais. Se você está passando por isso e acredita que sua família não te entende leia esse texto.

Te espero na próxima semana, com mais dicas!

Já curtiu e comentou nosso último post do Instagram @mindzup?

Siga nosso perfil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu