Planeje suas férias e tenha momentos mais divertidos!

Um dos momentos mais esperados do ano finalmente se aproxima! As férias em família.

Com o término do ano escolar e a chegada das festas de fim de ano, você vai ter a oportunidade de descansar alguns dias na companhia daqueles que mais ama.

Contudo, para garantir a diversão de todos, é importante se planejar. É nessa hora, que os nossos Métodos Metacognitivos do Programa MenteInovadora podem ser grandes aliados.

Hoje usaremos a Filmadora! Um método que auxilia a organizar o nosso pensamento, para termos clareza de um ponto de chegada e das necessidades de cada etapa na construção desse caminho. Até a chegada, claro. Dessa forma, ele nos ajuda a planejar e organizar um futuro que ainda não aconteceu.

Então, vem comigo! E confira como este método vai te ensinar a planejar as melhores férias dos últimos tempos.

1. Crie mentalmente a imagem final…

Método da Filmadora ressalta a importância de você visualizar as suas metas em um planejamento. Ou seja, ter clareza do seu ponto de chegada. Neste primeiro passo, você vai visualizar a “cena final”. Ou melhor, o objetivo primário que pretende atingir.

Digamos que, neste caso, esse objetivo é desfrutar as férias perfeitas, onde todos os integrantes da família se divertem. E além disso, aproveitam felizes a companhia uns dos outros.

Você pode acrescentar detalhes como o local e os objetivos que pretende alcançar. E a partir dessa definição, você pode passar para o Passo 2.

2. Defina os objetivos intermediários…

Nesta etapa, você vai definir todos os objetivos intermediários necessários para que a “cena final” se concretize.

É importante ressaltar que as férias perfeitas não precisam necessariamente de uma viagem inesquecível. Depois de um ano cheio de cobranças, ruídos, correria e estresse, certamente você precisa de calma e paz para que possa harmonizar os sentidos novamente. Com tempo para contemplar o mundo à sua volta. E se maravilhar em momentos com a natureza e a beleza do ser humano.

Talvez esses momentos de diminuição do ritmo sejam alcançados numa viagem. Mas eles também podem ser conquistados em casa! Com a simples interação entre a família e amigos. Cuidando de pequenas manutenções domésticas, ou fazendo passeios curtos, por exemplo. Sem a necessidade de reinventar a roda o tempo todo!

Qualquer que seja o caminho escolhido, não se esqueça de cumprir o Passo 3.

3. As ações originam-se umas das outras…

Como num filme, cada cena está interligada com as demais, que formam uma história completa. E para que a cena final das férias perfeitas se concretize, você precisa planejar cuidadosamente os objetivos intermediários.

Você pode, por exemplo, planejar que gostaria de fazer algum programa divertido com a sua família. Como, ler o mesmo livro ao mesmo tempo que eles, para que possam trocar ideias sobre a história. Além disso, você pode praticar esportes com os seus amigos. Ou até marcar algum passeio. O limite para as possibilidades é a sua criatividade.

Não se esqueça de que os programas que vai escolher devem ser para favorecer o convívio entre você e sua família ou amigos. E não apenas para si mesmo.

Detalhar o planejamento já é uma tarefa para o Passo 4.

4. Organize os objetivos intermediários…

Criar imagens mentais do seu planejamento, olhando sempre para a suas metas finais e olhando também para cada etapa na construção desse caminho, você consegue estabelecer as ações necessárias de cada etapa. E também, do plano como um todo.

Se for permanecer em casa, por exemplo, tente fazer o detalhamento do tempo que vai dedicar com sua família ou amigos. Liste, por exemplo, as atividades domésticas que pretende realizar com eles. Como lavar o carro. Ou até consertar uma bicicleta que está parada há algum tempo. Detalhe também os passeios que gostaria de fazer! Como, filmes que poderiam assistir juntos e livros que seriam interessantes para ambos.

Se a opção for uma viagem, lembre-se de escolher um destino que seja agradável a todos. Além de planejar bem a mala que vocês precisam levar e de fazer um roteiro com passeios e lugares a serem visitados, por exemplo. Sempre com o objetivo de estreitar as interações entre vocês.

Mas não se esqueça…

Agora que você já sabe que vai se divertir mais se planejar as férias usando o Método da Filmadora, uma última dica muito importante! Não se esqueça de que a alegria de viver, na grande maioria das vezes, mora na simplicidade. E alguns momentos de união verdadeira entre pais e filhos, quase sempre, valem mais do que qualquer coisa que o dinheiro possa comprar!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos e conte aqui nos comentários o que você vai planejar para as suas férias.

Ah e nos siga também no Instagram @mindzup. Para ficar por dentro de todas as novidades.

Boas férias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu