Dicas sobre carreira e escolha profissional

Continuo esta semana com as dicas sobre carreira e como decidir a melhor profissão para você com essas análises e critérios que selecionei…

“Faculdades que parecem legais”

Este é também um critério comumente usado e que pode ser perigoso. Muitas vezes, um curso pode ser muito interessante, mas o mercado de trabalho da área bem diferente das aulas da faculdade. Por exemplo: você pode se imaginar muito feliz fazendo um curso de cinema, tendo aulas de semiótica, mas não necessariamente gostaria de trabalhar com isso depois. Ou ainda: sempre sonhou em estudar Direito, mas tem pavor de se imaginar escrevendo um processo ou participando de uma audiência.

A sugestão aqui é olhar para o futuro e se desapegar do critério de fazer uma faculdade “muito legal” e se focar em escolher áreas de trabalho “muito legais”. Afinal, são 4 ou 5 anos contra uma carreira, certo? Engenharia, por exemplo, é um curso considerado difícil, mas tem oportunidades incríveis no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas, de Marketing à finanças, passando por vendas, produção e muitas outras. Lembrando ainda que você terá a vida toda para fazer cursos, especializações e até mesmo faculdades complementares.?

Carreira: “O que eu gosto de fazer”

A dica aqui é tentar entender quais aptidões podem se tornar hobbies e quais podem, de fato, direcionar uma carreira. Algumas de nossas habilidades podem e devem ser trabalhadas como diferenciais profissionais, mas isso não quer dizer que, se você tem uma banda incrível, você deve necessariamente seguir a carreira de músico. Às vezes a sua habilidade em integrar a sua banda, por exemplo, pode ser usada para motivar um time de vendas ou fazer campanhas publicitárias envolventes. Ou quem sabe o seu dom de contar piadas possa ajudar você a se aproximar de novos clientes, já pensou? #ficadica

Fique tranquilo: Suas habilidades especiais poderão ser trabalhadas em qualquer profissão que escolha seguir e você sempre poderá manter seus hobbies ao longo da sua carreira e vida pessoal. Basta saber conciliar e encontrar o equilíbrio entre o que você gosta de fazer e como pode ganhar a vida com isso.

Contando um pouco sobre o que gosta de fazer, Games e suas experiências de superação e sucesso, convido você para a Live exclusiva no Youtube com o Marco Túlio, do canal Authentic Games. Onde poderá tirar dúvidas, entender como as habilidades socioemocionais ajudam a vencer os desafios da vida, além de fama e a vida atrás das telas.


Authentic games email-1.png

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ou entre em contato pelo nosso chat AJUDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu