Conheça as carreiras mais bem pagas do mercado

A perspectiva salarial é um dado importante na hora de escolher a profissão a seguir

A escolha de uma profissão é um dos momentos mais angustiantes e delicados na vida de boa parte dos estudantes do Ensino Médio. Embora alguns saibam desde muito cedo que carreira pretendem seguir, o mais comum para a maioria é se ver cercado por dúvidas.

Para tomar uma decisão dessa importância é preciso levar em conta uma série de fatores. Uma boa escolha será aquela que conseguir um bom equilíbrio entre os seguintes ítens:

  • Aptidões e talentos pessoais – Dificilmente alguém vai ser feliz num trabalho com o qual não tem nenhuma afinidade. Para ajudá-lo a selecionar suas melhores afinidades, preparamos este outro texto onde explica como usar o Método do Filtro para ajudá-lo a escolher a sua carreira.
  • Dificuldade de ingresso na universidade – Saber se a profissão dos seus sonhos tem uma procura muito grande é importante para que você possa dimensionar o tamanho do desafio e preparar um plano de estudos adequado à tarefa. Confira neste outro post quais são os cursos mais disputados no Vestibular.
  • Concorrência no mercado de trabalho – Este dado é muito relevante para ajudá-lo a antever qual será a dificuldade para arrumar um emprego, e como essa dificuldade pode ser relativizada em função da Universidade que você cursar. Clique aqui para conhecer os cursos mais procurados.
  • Perspectiva salarial – Embora este não deva ser o primeiro requisito, ele também precisa entrar na balança no momento da escolha. Num momento de indecisão, saber que uma das possibilidades oferece empregos mal remunerados pode ser um caminho para diminuir o leque de escolhas, por exemplo.

Para ajudá-lo a saber quanto ganham os profissionais no mercado de trabalho atualmente, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) acaba de divulgar um pesquisa, com base nas declarações de imposto de renda entregues em 2018.

O estudo lista as 10 profissões mais bem remuneradas do Brasil, e também as profissões mais bem remuneradas apenas no setor privado.

As 10 profissões mais bem remuneradas do Brasil

CarreiraRemuneração média mensal em R$
Titular de cartório*107,6 mil
Membro do Ministério Público*53,2 mil
Membro do Poder Judiciário*52,8 mil
Diplomata*35,3 mil
Advogado do setor público*29,9 mil
Médico29,7 mil
Servidor de carreira do Banco Central*27,5 mil
Auditor fiscal*27,1 mil
Piloto24,9 mil
Atleta24 mil

*Requer concurso público

As profissões mais bem remuneradas no Setor Privado

CarreiraRemuneração média mensal em R$
Médico29,7 mil
Piloto24,9 mil
Atleta24 mil
Ator e diretor de espetáculo20,6 mil
Engenheiro por mês16,9 mil
Agrônomo15,8 mil
Professor de ensino superior15,5 mil
Agente da Bolsa de Valores15,1 mil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu