Dicas incríveis para realizar o seu sonho de estudar fora do país!?

Nesta semana sigo o passo-a-passo para você realizar o sonho de estudar fora do país.

Passo 4:
Seu currículo vai dar um salto

Diplomas obtidos em universidades estrangeiras representam um upgrade no currículo de qualquer um.

Não apenas pela excelência das instituições lá fora, nem só porque um diploma gringo representa proficiência total na língua estrangeira, mas também porque os recrutadores dos melhores empregos valorizam essa experiência que você viveu.

Eles sabem que, graças a ela, você é capaz de enfrentar desafios, de lidar com culturas diferentes, de ser resiliente e proativo em situações adversas.

Sem falar no network internacional que você formou graças àquelas amizades que fez durante o seu intercâmbio, e que podem representar futuros negócios internacionais, tanto para você, quanto para a empresa em que vai trabalhar.

Esses diferenciais a seu favor já justificam o investimento que, acredite, nem é tão grande assim, como vamos mostrar no próximo passo.

Passo 5:
Os gastos não serão tão maiores

Com a economia em crise e a taxa do câmbio desfavorável, o custo pode ser um dos argumentos dos seus pais. Mas você tem como responder a isso mostrando que, aqui, seus estudos não serão muito mais baratos.

Existem cursos de graduação nos Estados Unidos com preços a partir de 15 mil dólares por ano – o equivalente a cerca de R$ 5 mil mensais. Universidades privadas renomadas no Brasil não ficam muito abaixo desse valor.

Às anuidades é preciso somar os custos de moradia, mas seus pais também gastariam para mantê-lo aqui se você fosse morar em uma cidade diferente para cursar uma universidade melhor.

E o nível de preocupação deles com você numa capital brasileira seria bem maior, como vamos demonstrar no próximo passo.

Passo 6:
Seus pais não precisarão se preocupar com violência

Toda grande cidade em qualquer lugar do mundo convive com algum índice de criminalidade. No caso das capitais que ficam acima da linha do Equador, porém, esses índices não podem ser comparados ao nível da violência que assola as grandes cidades brasileiras.

Mostre a seus pais que eles terão noites de sono muito mais tranquilas se você estiver morando sozinho a 7 mil quilômetros de distância em Nova York, ou a 9 mil km em Londres, do que se estiver no Rio de Janeiro ou em São Paulo, por exemplo.

Finalmente…

Esses seis passos iniciais poderão abrir o diálogo sobre o intercâmbio na sua família. Quando seus pais estiverem mais simpáticos à ideia, você vai precisar pesquisar os diferenciais positivos das universidades para as quais pretende aplicar.

E terá de começar a entender tudo o que será necessário para ser aceito por uma delas, como a tradução juramentada do seu currículo, nota alta no TOEFL, redação, etc.

Monte um planejamento prévio com todas as etapas e datas das aplicações, assim você não tem como perder nenhuma delas. Conquistar a aprovação numa dessas universidades vai ser o melhor argumento final para convencer seus pais.

Boa sorte, e boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu