Especial Carreiras – A era das Profissões Tecnológicas

Voltados para desenvolver competências profissionais específicas, com foco nas demandas do mercado de trabalho, os cursos de profissões tecnológicas são mais práticos do que teóricos e duram, em geral, entre 2 e 3 anos – tempo menor do que os bacharelados tradicionais, que levam entre 4 e 5 anos. Essas duas características têm contribuído para a popularização dessa modalidade, que já é oferecida em mais de 130 cursos pelo país, segundo o último Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia editado pelo MEC.

O profissional formado em uma dessas carreiras sai da faculdade com o curso superior completo, porém como tecnólogo, em lugar de ser um bacharel.

Confira a seguir alguns dos cursos superiores de tecnologia.

  • Agronegócio – Um dos principais ramos de negócios no Brasil, responsável por grande parte da cesta de exportações país, o Agronegócio não para de crescer. O tecnólogo nessa área terá a oportunidade de trabalhar na elaboração de projetos agrícolas, na implantação e melhoria de cadeias produtivas agroindustriais e agrícolas, atuando na administração de recursos humanos, financeiros, tecnológicos, de materiais, de insumos e de informação.
  • Análise e desenvolvimento de sistemas – Com as tecnologias em constante e rápida transformação, essa é uma das áreas em que a necessidade de profissionais qualificados nunca diminui. O tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, portanto, tem um amplo mercado de trabalho aberto. Profissionais focados e que se dediquem a estudar constantemente para se manterem atualizados com as novidades do setor são muito valorizados.
  • Comércio Exterior – O comércio internacional sempre foi um dos motores da humanidade. E em tempos de Globalização, tornou-se uma carreira em expansão constante. Nesta área, o profissional terá a oportunidade de analisar tendências de mercado, elaborar estratégias de marketing e de negócios para importação e exportação, e abertura de novos mercados internacionais para empresas e países.
  • Estética e Cosmética – Sempre entre os primeiros colocados nas listas de países que mais consomem produtos de beleza, o Brasil é um excelente mercado de trabalho para profissionais dessa área, encarregados de utilizar seus conhecimentos específicos sobre uso e manipulação de cosméticos para proporcionar saúde, beleza e bem-estar aos seus clientes.
  • Fotografia –Todos os passos envolvidos no trabalho de fotografar, do manejo de lentes e equipamentos às técnicas de tratamento de imagens digitais com programas profissionais, são importantes para o sucesso nesta carreira. O tecnólogo em fotografia pode escolher trabalhar em áreas específicas como Fotojornalismo, Moda, Gastronomia, Automobilismo, entre outras.
  • Gastronomia – Você se entende bem com as panelas? Não basta. Para ser um gastrônomo de sucesso, além de cozinhar, você vai precisar aprender a selecionar ingredientes, a montar cardápios, a escolher a bebida certa para cada tipo de comida, e ainda a gerenciar uma cozinha, com todos os aspectos envolvidos nesse trabalho de gestão, que incluem controle de estoques e de gastos, armazenamento de produtos e coordenação de equipes.
  • Gestão Ambiental – Promover o desenvolvimento sustentável, em tempos de mudanças climáticas, é a missão do Gestor Ambiental. Ele pode realizá-la por meio do emprego de técnicas ambientalmente sustentáveis em projetos desenvolvidos por empresas, ou trabalhando na análise e coordenação de iniciativas de ocupação de solo, tratamento de dejetos, reciclagem de lixo, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas.
  • Gestão de Recursos Humanos – Todos os aspectos relacionados à gestão de pessoal dentro de uma empresa, da necessidade de contratações ao plano de cargos e salários, passando pelo remanejamento de pessoas e estratégias de atuação dos funcionários, são atribuições do Gestor de RH.
  • Jogos Digitais – Ocupando o 4º lugar no mundo em consumo de tecnologia, e o primeiro lugar na América Latina em prática de jogos digitais, o Brasil é um mercado totalmente aberto para novos profissionais de carreiras ligadas ao desenvolvimento de tecnologia. E os cursos de Jogos Digitais oferecidos por várias universidades estão entre os que mais crescem.
  • Logística e Transporte – Com as constantes mudanças ditadas pelas novas tecnologia, esta carreira exige profissionais que gostem de se manter em formação contínua, além de serem organizados e com uma enorme capacidade gerencial. Basicamente, o tecnólogo nesta área é responsável pela coordenação e administração de mercadorias e matérias-primas utilizadas nas empresas, bem como a movimentação desses bens entre indústria, fábricas, centros de distribuição e pontos de venda. Sempre com o objetivo de reduzir tempo e custos nesse processo.
  • Marketing – Estratégias de comunicação, planos de marketing, eventos, pesquisas de mercado… Tudo o que uma empresa precisa para impulsionar vendas e conquistar novos mercados está no escopo do tecnólogo de Marketing, setor que também vem se ressignificando com o constante aperfeiçoamento das tecnologias.
  • Secretariado – Versatilidade, discrição, boa capacidade organizacional e de comunicação são alguns dos requisitos de um bom tecnólogo em Secretariado. Responsável por documentar, organizar, redigir e classificar documentos, bem como comunicar-se com clientes, esse profissional pode atuar tanto em atendimento direto de um executivo, como no auxílio a equipes e departamentos inteiros de uma organização.
  • Tecnologia em laticínios – Com uma produção anual na casa dos 35 bilhões de litros de leite, o setor de laticínios é o que mais gera empregos no Brasil, com 4 milhões de postos da fazenda à indústria em 2017, segundo os dados mais recentes do Ministério da Agricultura. O tecnólogo em laticínios acompanha e administra toda essa cadeia de produção.

Conte-nos se você será um novo profissional Tecnológico!

1 Comentário. Deixe novo

  • COARACI CORA OLIVEIRA DA CUNHA
    outubro 4, 2020 11:21

    temos que fazer o teste de aptidão para não fazermos a faculdade errada, e sermos infelizes na profissão.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu