Especial Carreiras – Ciências Biológicas e da Saúde: Muito além da medicina

Conheça outras opções de carreiras para quem se identifica com a área de biológicas

Todo aluno que gosta de Ciências da Natureza e demonstra facilidade com a Biologia, em algum momento, pensa na carreira de Medicina. Nem todos, porém, demonstram a aptidão para o enorme sacrifício que a carreira de médico exige, não apenas para passar no vestibular, mas também para se dedicar anos a fio aos estudos e à rotina profissional.

A boa notícia que trazemos hoje é que existem muitas outras carreiras em que é possível se realizar profissionalmente, se você está mais ligado a essa área. Confira a seguir algumas de profissões da área de Ciências Biológicas e da Saúde.

  • Biologia – Focada no estudo de organismos vivos e suas interações com o ambiente, esta carreira tem um futuro promissor nestes tempos de luta da humanidade pela preservação dos recursos naturais e manutenção da vida humana na terra. As possibilidades profissionais são imensas, da indústria farmacêutica à produção de laudos técnicos sobre impactos ambientais.
  • Biomedicina – Um dos componentes mais importantes da Medicina moderna é a capacidade de diagnosticar doenças por meio de exames. E o sucesso desse setor é garantido pelo biomédico, responsável pela qualidade dos laboratórios e dos resultados de análises clínicas. As habilidades de concentração, dedicação, liderança, análise e interpretação são fundamentais, bem como o domínio de uma língua estrangeira – preferencialmente, o inglês, – para o sucesso nessa profissão.
  • Bioquímica – Aliando ferramentas e conhecimentos da Biologia e da Química, o profissional desta carreira trabalha na produção de novos conhecimentos, tecnologias, produtos e processos, estudando a química dos organismos vivos.
  • Educação Física – Em tempos de sedentarismo e pouca atividade, causados principalmente pelos avanços tecnológicos, o educador físico tem uma missão vital de ajudar o ser humano a reconquistar a boa forma e a saúde de seu corpo, orientando posturas corporais, planejando  intensidade e frequência de exercícios físicos, e criando um novo hábito de vida saudável. 
  • Enfermagem – Desempenhando um papel vital na área médica, o profissional de enfermagem tem a missão de se tornar um elo entre pacientes, familiares e médicos, dando assistência aos enfermos de forma holística e integral. Todo o acompanhamento do paciente, durante a internação, é feito pelo enfermeiro e é dele que o médico receberá relatórios detalhados e técnicos sobre o desenvolvimento do tratamento.
  • Farmácia – A responsabilidade pelo desenvolvimento e descoberta de novos produtos, a capacidade técnica para orientar sobre uso, armazenamento, contraindicações e controle de qualidade de medicamentos, a análise de dados clínicos e toxicológicos, que podem auxiliar no diagnóstico de doenças, o controle e a distribuição de medicamentos são algumas das tarefas do farmacêutico em seu dia a dia. 
  • Fisioterapia – Mais uma carreira voltada para a promoção da saúde, com a possibilidade de tratar e reabilitar pessoas, além de prevenir o agravo de doenças por meio da manipulação de partes afetadas do corpo e de exercícios dirigidos. Destacam-se na área os profissionais que se sentem realizados ajudando outras pessoas.
  • Fonoaudiologia – Especializado em tratar distúrbios de desordem da fala, da audição e da escrita, o profissional desta área estuda também causas e tratamentos para esses distúrbios. O trabalho é desenvolvido com pessoas de todas as idades.
  • Medicina – Figura entre as dez profissões mais estressantes, com o vestibular mais concorrido do e o curso de graduação mais longa do país (12 semestres apenas para o bacharelado). Quem sobrevive a essa corrida de obstáculos, porém, abraça uma das carreiras mais valorizadas e importantes da sociedade contemporânea.
  • Medicina Veterinária – Se você alia a paixão por animais e pela ciência, a Medicina Veterinária pode ser o seu caminho. Responsável pela saúde dos animais, esse profissional ajuda a cuidar também da saúde pública ao contribuir para o controle de zoonoses como a raiva, por exemplo. Pode atuar ainda em inspeção e fiscalização sanitária, produção e agronegócio.
  • Nutrição – Responsável por estudar os papéis e efeitos dos nutrientes no corpo humano, bem como as formas de equilibrá-los no organismo, o nutricionista exerce um importante papel de pesquisa, orientação e controle da alimentação dos seres humanos. Pode atuar junto a empresas, definindo cardápios de refeições, supervisionando a produção de alimentos, por exemplo, ou diretamente com pacientes hospitalares, contribuindo para garantir uma dieta adequada a cada caso de enfermidade.
  • Obstetrícia – A função principal do Obstetriz é acompanhar a mulher durante a gravidez, o parto, e auxiliá-la nos cuidados com o bebê após o parto. Com duração de 4 anos, o curso não é mais exclusivamente vinculado às carreiras de Medicina ou Enfermagem.
  • Odontologia – Além da questão estética, que não deixa de ser importante, o odontólogo – mais conhecido como dentista – tem um importante papel na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bucais.
  • Terapia Ocupacional – A missão do terapeuta ocupacional é reintegrar à sociedade, ajudando no desenvolvimento de habilidades, pessoas portadoras de limitações físicas, mentais e emocionais. Para tanto, ele emprega recursos sonoros, visuais, artesanais, corporais e terapêuticos. A profissão ganhou um novo impulso desde a aprovação da LDB, que prevê a inclusão, nas escolas, de alunos com necessidades especiais.
  • Zootecnia – O profissional formado nessa carreira atua para manter tanto a quantidade quanto a qualidade de alimentos de origem animal para consumo humano, além de auxiliar na adaptação de espécies ao meio ambiente com o objetivo de produção. Diferentemente do médico veterinário, que cuida da saúde dos animais, o zootecnia se concentra na produção de alimentos de origem animal, sem deixar de contemplar aspectos como o bem-estar do animal até o abate e a qualidade de vida dos seres humanos.

E você? Acredita ser um futuro profissional da área biológica? Deixe seu comentário abaixo! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu