Especial Carreiras – Ciências Exatas: O mundo pela ótica dos números

Quando ouve falar em exatas, você logo pensa naquelas fórmulas difíceis de decorar em Física, Química e Matemática? Então está na hora de reavaliar os seus conceitos.

Entre as mais antigas ciências da humanidade, as exatas ajudaram o homem, ao longo de sua existência, a transformar a terra e a moldar a sociedade no que ela é hoje. Sem Matemática, Física e Química, os egípcios jamais teriam construído as pirâmides, os romanos jamais teriam erguido o Fórum e o Coliseu, os europeus jamais teriam navegado à America, a revolução verde que permitiu o crescimento da humanidade jamais teria acontecido, o homem jamais teria pisado na lua, e a internet não existiria! Dá pra imaginar?

Entendeu agora por que aquelas fórmulas todas são tão importantes na nossa vida? Confira a seguir algumas carreiras das Ciências Exatas que, além de oferecer a chance de mudar a humanidade, estão sempre aquecidas no mercado de trabalho mundial.

  • Agronomia – Gostar do campo é um bom começo para quem contempla esta carreira que combina disciplinas das áreas de Ciências Biológicas e Exatas. Afinal, o agrônomo terá, entre suas atribuições, a de desenvolver uma ampla visão de toda a cadeia de produção agrícola, do preparo do solo à comercialização dos produtos, passando pelo plantio, adubação, irrigação, colheita, armazenamento e distribuição. No seu foco deve estar, sempre, a preocupação com o aumento da qualidade e da produtividade, aliado ao respeito ao meio-ambiente.
    • Astronomia – Estudar o vasto universo em que se situa a Terra, com o auxílio de instrumentos de alta tecnologia e utilizando-se de conceitos físicos e matemáticos, é o trabalho do Astrônomo. É ele quem investiga a origem e a evolução do cosmo, a estrutura e a velocidade dos planetas, a evolução dos astros e os fenômenos que se originam fora da terra.
    • Ciências da Computação – Mais do que programar ou desenvolver softwares, o cientista da computação se debruça sobre o desenvolvimento de estruturas e soluções computacionais,  infraestrutura de sistemas, implantação de redes, controle da internet, desenvolvimento de aplicativos, instalação de programas e gerenciamento de equipes.
    • Ciências Aeronáuticas – Você sabia que cerca 200 mil vôos, em média, decolam e pousam em aeroportos todos os dias ao redor do mundo? E que em 2018, cerca de 4,5 bilhões de passageiros foram transportados por cerca de 500 mil aeronaves entre os mais de 50 mil aeroportos instalados no planeta? Com um mercado tão vasto, o aeronauta – também chamado de aeroviário – é um profissional altamente necessário e valorizado no mercado de trabalho moderno. Além de aprender a pilotar aeronaves, ele tem entre suas responsabilidades a de gerenciar malhas aéreas, incrementar medidas de segurança de vôos e de aeroportos, administrar terminais e gerenciar sistemas aeroportuários.
    • Estatística – Em plena era da internet, nossos computadores geram diariamente um imenso volume de dados que podem revelar hábitos de consumo, gostos e preferências das pessoas. E o estatístico é o profissional habilitado a coletar, organizar, analisar e interpretar esses dados para orientar estudos econômicos, sociais e comportamentais.
    • Física –  Estudar, entender e ser capaz de explicar os fenômenos da natureza é a grande busca do profissional desta área, que se debruça sobre os efeitos das micropartículas do universo. Presente em nosso dia a dia nos aspectos mais triviais, como, por exemplo, a direção para onde escorre a água durante o banho, a Física é a ciência que ajuda a explicar tudo o que acontece na natureza.
    • Geologia – Com amplo campo de atuação nos setores de exploração mineral e de petróleo, o Geólogo é o profissional que investiga os efeitos das forças naturais exercidas sobre o planeta, como a erosão, a glaciação e a desertificação, por exemplo. Responsável pela elaboração de relatórios de impacto ambiental, análises de terreno para grandes obras, o geólogo ajuda a localizar grandes reservas de minérios, petróleo, gás natural e água, e também a conter os danos provenientes da exploração desses recursos. Em seu dia a dia, a carreira tem muita ligação com Matemática, Física, Química, Astronomia, e até ligações com carreiras como Geografia, além de ser muito útil aos estudos da Biologia e da Antropologia.
    • Matemática – Considerada a ciência mais antiga da humanidade, a Matemática aplica números, cálculos, fórmulas e modelos para analisar e solucionar problemas do dia a dia. O profissional desta área tem grande procura no mercado de trabalho, em diversas profissões, além da Educação. Grande habilidade com números, lógica, dedicação e seriedade são algumas das características esperadas do profissionais desta área de grande complexidade.
    • Oceanografia – Mares, rios, lagos e oceanos são os objetos de estudo do Oceanógrafo, profissional responsável por coletar e interpretar dados sobre a biodiversidade marinha, fenômenos climáticos e composição do solo e da água. A partir dos dados fornecidos por esta ciência – que trabalha intimamente ligada à Geologia, à Química e à Biologia – é possível criar planos de exploração sustentável dos recursos marinhos, sejam renováveis ou não, gerenciar áreas de preservação costeira e implantar projetos de aquicultura e piscicultura.
    • Química – Melhorar a qualidade de vida do homem sobre a Terra e transformar o mundo em que vivemos são duas das possibilidades que se abrem aos profissionais que abraçam esta carreira. Afinal, a única coisa comum a tudo o que existe no mundo, o Átomo é um elemento químico. Ao estudar a composição da matéria, suas propriedades, combinações e transformações, o químico abre uma vasta gama de possibilidades de desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar nosso dia a dia e o funcionamento do nosso organismo. Entre os campos de trabalho, além da educação, com seus setores de pesquisa e experimentos, estão laboratórios de grandes empresas em diversos setores – da alimentação à energia, passando por farmacêutico, mineração, agrícola, etc. –, realização de experimentos e análises químicas.

Alguma das opções acima te agrada? Escreva seu comentário abaixo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu