Especial Carreiras – Ciências Humanas: Grandes oportunidades!

Para muita gente, quando se fala em Ciências Humanas, logo vem à mente a carreira de Filosofia. Não é uma ideia totalmente errada. Afinal, a área reúne carreiras que têm como foco aspectos relacionados ao ser humano. E a Filosofia nada mais é do que uma tentativa de compreender o homem e sua sociedade.

As profissões que cabem nessa definição, porém, vão muito além dos aspectos filosóficos e contemplam algumas das carreiras mais promissoras da atualidade. Confira uma lista com algumas dessas profissões.

  • Administração – Liderança, inovação, criatividade, autonomia… Todas essas qualidades socioemocionais estão associadas a esta carreira tão fundamental para a eficiência e a competitividade das empresas. É uma das profissões que, nos tempos modernos, exige constante formação e especialização de seus profissionais.
  • Adiministração Pública – Se você logo pensa em estatais e cargos concursados quando olha para esta carreira, precisa começar a repensar seus modelos. Além de atuar em governos e empresas públicas, o administrador público tem amplo campo também em empresas privadas que mantém negócios com o setor público, em agências internacionais, organizações não-governamentais, associações comunitárias, fundações, etc. Ou seja, todos os setores que lidem com políticas públicas constituem um campo de trabalho para este profissional.
  • Antropologia – Com possibilidade de atuar como pesquisador, acadêmico ou consultor, o antropólogo tem a missão de estudar as transformações pelas quais passa a humanidade, englobando aspectos das organização social, econômica e cultural, valorizando, sempre, o respeito à diversidade.
  • Arqueologia – Com mais de 12 mil sítios arqueológicos catalogados, a maioria deles concentrado na Serra da Capivara, no Piauí, o Brasil oferece possibilidades de trabalho nesta carreira que tem como foco estudar os vestígios de antigas civilizações para compreender aspectos culturais, sociais e políticos de nossos antepassados e como eles atuaram na formação da humanidade.
  • Biblioteconomia – Trabalhar com dados e informações é a missão do Bliblioteconomista, que atua como um administrador de dados, organizando documentos para facilitar buscas e seleção de informação.
  • Ciência Política – Entender as relações de poder e as hierarquias que as integram, por meio de análises das teorias e comportamentos dos diferentes sistemas políticos. Esse é o trabalho do cientista político, que inclui análise de políticas públicas, de regimes políticos, estruturas dos sistemas e suas relações de transformação.
  • Ciências Contábeis –  Responsável por todo o planejamento e controle de custos de uma empresa, o contabilista atua na área financeira e garante o seu melhor funcionamento. É dele a responsabilidade por lançamentos e patrimônio, balanço financeiro, contabilidade, planejamento fiscal e tributação. Pode atuar ainda como auditor e realizar perícias, sendo sinônimo de transparência e eficiência.
  • Ciências Sociais – Compreender, de forma mais aprofundada, os aspectos relacionados à diversidade cultural humana e suas diversas relações é o papel do Cientista Social. Para isso, ele se aprofunda no conhecimento de aspectos relativos à formação, estrutura, organização, desenvolvimento e funcionamento dos mais variados tipos de sociedade. Além de atuar na educação, ele encontra colocação também em empresas, tanto públicas quanto privadas, e segmentos do terceiro setor. Costuma ser muito valorizado em institutos de pesquisa.
  • Direito – É uma das carreiras mais dinâmicas da atualidade, com amplas possibilidades de atuação em empresas, mundo corporativo, carreira jurídica, além da advocacia em si. Formado para orientar e esclarecer legalmente seus clientes, além de defendê-los juridicamente, o advogado tem a grande responsabilidade de cuidar da aplicação de normas jurídicas vigentes. 
  • Economia – Mais do que criar, ampliar e administrar riquezas, o economista contribui para o desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida de uma sociedade. Com o crescimento da importância dessa área na sociedade moderna, o profissional conta com amplo mercado de trabalho, que inclui elaboração de análises conjunturais, estudo de mercados de ações e investimentos, implementação de modelos matemáticos e soluções para problemas fiscais e econômicos.
  • Geografia – Estudar o espaço e a atuação humana sobre ele, considerando aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Essa é a competência do geógrafo, que conta com um amplo campo de trabalho. Além de atuar na educação, ele também vem sendo muito requisitado em áreas como construção civil e consultoria ambiental.
  • História – Se você gosta de investigar o passado, recontar a história a partir de novos dados e documentos originais, interpretar fatos e figuras históricas, esta é a sua carreira, que permite o trabalho não apenas com educação, mas também na assessoria de produções documentais para cinema e tv, e para empresas no setor de turismo.
  • Jornalismo – Também chamado de historiador do presente, o jornalista é o profissional responsável pela investigação de fatos nos mais diversos campos da vida humana, para transmiti-los à sociedade de forma imparcial e verídica. Com o crescimento das mídias digitais, os campos de atuação se expandiram enormemente e incluem, além dos tradicionais meios – impresso, rádio e TV –, uma enorme variedade de canais digitais.
  • Letras – Oferecendo diferentes idiomas, além da Língua Portuguesa, a carreira de Letras habilita o profissional a refletir criticamente sobre diversos temas e a atuar no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e na construção de habilidades linguísticas.
  • Pedagogia – Qual a melhor forma de transmitir conhecimento? Esse é o objeto de estudo do pedagogo, uma das profissões com maior número de graduandos no Brasil. Além de atuar em sala de aula, esse profissional encontra vasto campo na formatação de materiais didáticos, organizações não-governamentais, bibliotecas, hospitais e setor de recursos humanos de empresas.
  • Psicologia – Diagnosticar e prevenir transtornos emocionais e de personalidade, por meio da análise de pensamentos e comportamentos, é o papel dos profissionais desta carreira ao mesmo tempo empolgante e desafiadora. Os campos de trabalho são inúmeros, incluindo carreiras no mundo corporativo em departamentos de recursos humanos, por exemplo.
  • Publicidade e Propaganda – Se você é criativo, tem certa aptidão artística, é dinâmico e observador do mundo à sua volta, tem grandes chances de se destacar nesta área que tem, entre seus objetivos, encontrar formas de despertar o desejo de consumo por meio de peças e estratégias publicitárias. É uma profissão bastante exigente, sem horários de trabalho definidos e com prazos sempre apertados, mas que tem amplo campo de trabalho.
  • Relações Internacionais – Analisar as relações entre os povos do mundo, sejam elas comerciais, políticas, econômicas ou sociais, está entre as atribuições deste profissional, que tem um amplo mercado de trabalho aberto com a crescente globalização do mundo. E a boa notícia: mão de obra qualificada ainda é um tanto escassa.
  • Relações Públicas – Ponte entre clientes e a empresa que representa, o profissional de Relações Públicas é responsável pela manutenção da imagem, criação de estratégias de comunicação e construção da imagem institucional da empresa. No mundo cada vez mais virtual, dominar o ambiente das redes sociais é fundamental.
  • Serviço Social – Abandonar todos os preconceitos é um exercício fundamental para o Assistente Social, que atua primordialmente com parcelas menos favorecidas da população para promover políticas públicas que garantam equanimidade e direitos humanos. Para atenuar desigualdades, o Assistente Social acaba atuando também na intermediação de relações entre empregadores e funcionários, entre casais em conflito e até no tratamento de alcoolismo.
  • Tradução e Interpretação – Mais uma carreira impulsionada pela crescente globalização das relações comerciais. Compreender e traduzir outros idiomas é a maneira mais fácil de encurtar distâncias e promover a união entre os diferentes povos.
  • Turismo – Adora viajar? Então esta pode ser a sua carreira, desde que você também seja muito dedicado, organizado, proativo e tenha uma grande capacidade de planejamento. Tudo isso é exigido de um profissional de Turismo que, para ser completo, precisa ainda ter boa capacidade de comunicação e gostar de interagir com pessoas. É um mercado em expansão no mundo inteiro e o Brasil tem um enorme potencial subaproveitado.

Você é de Humanas? Comente abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu