Já escolheu sua profissão? Especial Carreiras: Artes e Design

Para decidir com segurança, você precisa saber tudo sobre a carreira que pensa em seguir

Essa é uma das decisões mais difíceis na vida de qualquer jovem. Afinal, é o que você vai fazer pelo resto da sua vida! Claro que você sempre pode mudar de ideia mais para frente… Mas só de pensar em encarar toda a maratona de vestibulares novamente, já dá aquele desânimo.  Se você anda às voltas com essa dúvida crucial, nós vamos ajudar.

No Especial Carreiras, que iniciamos hoje, vamos trazer detalhes relacionados a diferentes profissões. Afinal, a melhor maneira de tomar uma decisão consciente é aprender sobre a carreira que você está considerando seguir.

Esta semana, começamos com a área de Artes e Design, para onde normalmente seguem as pessoas criativas e com aptidões artísticas. Confira as carreiras que essa área reúne:

  • Arquitetura e Urbanismo – Nesta carreira instigante, você pode aliar criatividade e capacidade de organização para projetar e planejar edifícios, interiores e até mesmo cidades inteiras! Mais do que ser bom em desenho, você também precisa ter afinidades com softwares específicos de desenho e facilidade com cálculo geométrico e matemática aplicada.
  • Artes Cênicas – Voltada para quem pretendem atuar, dirigir, produzir, divulgar e escrever espetáculos, esta carreira é melhor desempenhada por profissionais com habilidades artísticas para dançar e cantar, que tenham boa capacidade de improviso e memória e dicção exemplares.
  • Artes Plásticas – Ousadia e sensibilidade são requisitos importantes para quem vai se propor a apresentar ao mundo sua leitura particular da realidade, utilizando-se de elementos visuais, sonoros, táteis, formas e cores.
  • Artes Visuais – Versatilidade é uma característica importante para quem pretende ingressar nesta carreira em que o artista se expressa tanto por meio de elementos artísticos tradicionais, como argila e gesso, quanto utilizando-se de modernas ferramentas digitais, como no web-design, por exemplo.
  • Cinema e Audiovisual – Habilita o profissional a trabalhar em todas as etapas da produção cinematográfica. Além de criar para as telonas, pode atuar em emissoras de televisão, em canais digitais na Web e em publicidade.  
  • Desenho de Animação – Com perfil mais prático, esta carreira dá aos profissionais um amplo domínio de todas as etapas de criação de desenhos animados e histórias em quadrinhos, utilizando-se de plataformas tecnológicas como ferramenta de trabalho.
  • Design de Interiores – Evolução da profissão de decorador, o designer de interiores alia senso estético, sensibilidade, criatividade e detalhismo a conhecimentos técnicos em projetos de mobília, iluminação, aproveitamento de espaço e desenho para ressignificar ambientes a partir das necessidades de uso e bem-estar do cliente.
  • Design de Moda Mais do que simplesmente desenhar nova roupas, o profissional desta área aplica sua criatividade e senso estético na releitura de novos comportamentos humanos.
  • Design Gráfico – Responsável pelo desenvolvimento de layouts de materiais impressos, projetos gráficos para revistas e jornais, anúncios, vinhetas, logotipos e identidade visual, este profissional tem, entre suas atribuições, a responsabilidade de dar ordem às informações e forma às ideias.
  • História da Arte – É a carreira indicada para quem pretende atuar como crítico, consultor, gestor e curador de eventos culturais e exposições artísticas.
  • Música – Se você é um amante da música, este pode ser o seu caminho. A carreira forma compositores, cantores líricos e populares, e musicistas especializados em instrumentos. É necessário ter muito talento e muita dedicação para se sobressair nesta carreira.

Deixe nos comentários qual profissão escolheu ou suas dúvidas.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu