“O que você vai ser quando crescer?”

Realmente “o você vai ser quando crescer” ronda muito nossas cabeças. Para ajudá-los a clarear e nortear um pouco mais essa busca tão importante e necessária, leia esse dois tópicos que selecionei.

“Quais são as oportunidades nessa área?”

Muita calma nessa hora: escolher uma faculdade não é escolher um emprego. As oportunidades de trabalho do mundo moderno estão cada vez mais diversificadas e amplas. Então é importante pesquisar e procurar entender todos os tipos de carreira que você pode seguir a partir de uma mesma formação e quais delas estão em alta no mercado.

Por exemplo: cursar uma faculdade de Matemática já não quer mais dizer que, necessariamente, você acabará sendo professor. Essa formação poderá dar a você bagagem para trabalhar em um banco de investimentos analisando aquisições, ser programador ou desenvolvedor de games ou até mesmo fazer parte do time de “Data Scientist” do Facebook.

As últimas pesquisas do mercado indicam que os empregos ligados a inovação, design, tecnologia e artes dobraram nos últimos 10 anos. Segundo a revista Exame, profissões relacionadas à finanças também estão em evidência. Se você está na dúvida de que curso escolher,  vale investigar as formações mais generalistas que seguem nessa direção?.

“O que se faz no dia a dia dessa profissão?”

Essa pergunta talvez seja a principal. Se você está escolhendo uma faculdade, procure conversar com pessoas que trabalham na área e entender o dia a dia delas. Amigos da família, pais de amigos, professores ou ex-alunos da escola podem ser uma boa fonte. É legal também visitar o ambiente de trabalho delas e, se possível, até acompanhar alguns compromissos.

Além do que se faz, é importante entender com que tipo de pessoas você trabalharia. Em outras palavras: entender o clima do ambiente e o que tem mais a ver com o seu perfil de trabalho.

Por exemplo: o mercado financeiro costuma ser muito competitivo, permite uma ascensão rápida mas requer bastante envolvimento com o mundo dos negócios;

A rotina em um hospital costuma ser puxada e você pode precisar de muitos plantões na madrugada para pagar suas contas no início da carreira;

O ambiente de uma agência de publicidade é informal e descontraído, mas ao mesmo tempo pode render muitas horas extras de trabalho; e assim por diante…

Tudo depende do seu perfil e prioridades. Que tal refletir um pouco mais sobre isso??

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ou entre em contato pelo nosso chat AJUDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu