7 Tendências em alta para os próximos anos!

O primeiro passo para escolher uma carreira é entender como funciona o mercado de trabalho. Não é novidade para ninguém que esse mercado está em transformação. Um profissional, já faz alguns anos, não está mais limitado a atuar apenas na área em que se formou. Por isso, saber os empregos que estão em alta – e as carreiras acadêmicas que melhor prepararam para esses empregos – é um passo importante na hora de decidir por um curso na universidade. Veja a seguir 7 áreas que selecionei com tendências em alta para os próximos anos, segundo análises feitas por grandes empresas de assessoria em RH e atração de talentos:

Ciência de dados

A internet disponibiliza uma quantidade imensa de dados e informações que, quando corretamente reunidos e cruzados, podem fornecer contribuições valiosíssimas para o aprimoramento de produtos, serviços e cadeias de produção das empresas.

Profissionais com capacidade de analisar esses dados chamados de Big Data, e que disponham de conhecimento de software, de noções de gestão comercial e de estatística e matemática serão altamente valorizados.

As carreiras de graduação que melhor preparam profissionais para essa área são TI, Matemática, Estatística, Administração de Empresas Engenharia, aliadas a cursos específicos em Big Data.

Estatística

Analisada à luz de teorias matemáticas, a frequência com que alguns eventos ocorrem pode ajudar a prever novos movimentos. E isso pode ser aplicado a mercados financeiros, tendências de consumo, fluxos econômicos, etc…

Com seus conhecimentos em matemática e em linguagens de programação e recursos computacionais, um estatístico ajuda a coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar os dados.

E elabora modelos matemáticos capazes de simular situações reais ou hipotéticas que ajudam bancos, agências publicidade, consultorias e órgãos de pesquisa a traçar estratégias de negócios.

As carreiras de graduação que melhor prepararam para esta profissão são Matemática e Estatística.

Desenvolvimento de aplicativos e engenharia de softwares

O mundo está cada vez mais plugado dos smartphones e devices pessoais. Um profissional capaz de desenvolver aplicativos e novas soluções nesse ambiente estará sempre em alta no mercado.

carreira de graduação para atuar nesse ramo é a Ciência da Computação, mas nada impede que profissionais com outras formações brilhem nessa área, desde que tenham feito cursos específicos para ela.

Geriatria e Gerontologia

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a Geriatria, ramo da medicina que cuida da prevenção de doenças e da reabilitação de idosos surge como uma das especialidades médicas mais promissoras para novos profissionais.

Juntamente com a gerontologia – ciência que estuda os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento.

As carreiras de graduação que apresentam oportunidade de atuar nesses dois seguimentos são a Medicina, a Psicologia, o Serviço Social, a Nutrição, a Terapia Ocupacional e até o Direito.

Biotecnologia 

Novos medicamentos, defensivos contra pragas agrícolas e produtos alimentícios são alguns dos bens e serviços de um biotecnólogo. Elaborados a partir da manipulação de agentes biológicos e do estudo e cruzamento de conhecimentos sobre eles.

Veja as carreiras de graduação que preparam um profissional para atuar nesta profissão. São elas: a Biologia, Medicina, as Ciências Biomédicas, Engenharia Agronômica e a Engenharia Biotecnológica.

Marketing digital

Qualquer empresa que pretenda crescer no mundo de hoje precisa aumentar sua presença digital. Mas como fazer para ganhar audiência nesse ambiente altamente competitivo?

Profissionais de comunicação especializados no Marketing Digital ajudam a criar relacionamento. Além de gerar novos negócios e alinhar conceitos e identidade de marcas e produtos.

As carreiras de graduação que podem dar a base para esta profissão são: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Lembrando que é importante fazer cursos de especialização na área.

Gestão empresarial

No mundo altamente competitivo dos negócios, gestores bem formados são sempre muito valorizados pelas corporações. Principalmente aqueles que buscam otimizar suas cadeias logísticas e de suprimentos. Fortalecer seus setores de comércio e vendas, controlar e otimizar gastos e investimentos.

Aproveite as oportunidades nas áreas de gerência comercial, supply chain e controladoria financeira. Para isso é importante cursar carreiras de graduação como Administração, Economia, Engenharia, Marketing e Logística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu