A timidez e o espelho!

Só para ilustrar, falamos no post anterior um pouco sobre a timidez. Hoje vamos começar a quebrar as etapas do método do Espelho para você conseguir vencê-la.

Já parou para pensar se sua timidez está ligada a algo que te deixa inseguro? Se é por conta do que as pessoas vão falar? Medo de se expor em público? Ou ainda você é muito crítico consigo mesmo e os pensamentos negativos prevalecem? Nesse sentido, saber como lidar com esses sentimentos é muito importante. E para ajudá-lo trabalhar isso em você, temos o Método do Espelho.

Para que serve o Método do Espelho?

Método do Espelho ajuda a desenvolver o autoconhecimento e a autoconsciência. Ao olharmos para nós mesmos, ganhamos uma oportunidade de entender melhor nossos próprios sentimentos, pensamentos e ações diante de situações vividas. É importante então aprendermos a refletir, ou seja, implica em nos disponibilizarmos internamente para se olhar e admitir alguns fracassos e nossos êxitos. Colaborando assim, para romper esquemas de pensamentos e superarmos barreiras emocionais para a construção de um esforço consciente que promova mudanças estruturais e significativas em nós.

Nesse sentido, se você tem dificuldade nesse processo, peça o auxílio de seus pais ou responsáveis para te guiar também. Vocês poderão descobrir que as reações, muitas vezes, são pautadas por padrões estabelecidos aos quais você recorre sempre que se vê diante de determinadas situações.

Fechar-se em si mesmo para evitar a interação com o outro? Quando se torna um padrão, pode originar um bloqueio emocional que vai impedi-lo de se desenvolver. E o Método do Espelho pode ajudar a lidar com esse padrão.

Como aplicar o Método do Espelho?

A aplicação do Método do Espelho é feita em três etapas: o reconhecimento, a análise e a implementação.

Iniciamos então com o Reconhecimento: é, muitas vezes, o mais difícil, porque implica num desejo real de olhar para si mesmo e de aprender com a própria experiência. Sei que isso pode ser difícil e doloroso para qualquer um que tenta se esconder do mundo.

Enfim, se você estiver ajudando alguém, antes de propor esse olhar ao próximo, experimente o método em si mesmo. Portanto, olhe com honestidade para seus fracassos e derrotas, e também para sucessos e vitórias, e se questione: o que ele tem a lhe ensinar? Que tal refletir mais nesta importante etapa? Respondendo a essa pergunta, você entrará na segunda etapa do método do espelho, apresentado no próximo post!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos!

1 Comentário. Deixe novo

  • COARACI CORA OLIVEIRA DA CUNHA
    outubro 2, 2020 21:28

    O método do espelho, realmente, faz com que repensamos antes de agir, quando nos vemos por dentro, é natural que olhamos também nosso eu externo, e quando sentimos que precisamos mudar, realmente, é porquê o método funcionou. Assim, podemos olhar o outro; pois o outro terá o de melhor dentro do meu eu a se espelhar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu