Sete dicas para uma alimentação mais saudável

Além de manter o corpinho em dia, você ganha disposição para estudar e se divertir mais! Confira as dicas para uma vida mais saudável.

Estudar dá uma fome, não é mesmo? Mas, uma das preocupações que acompanha a chegada à adolescência é justamente com os quilinhos a mais. E não são apenas as meninas que se preocupam com essa questão. Estudos científicos mostram que o metabolismo é fortemente impactado pela carga hormonal que acompanha o desenvolvimento de jovens nessa fase da vida. Mas como lidar com tudo isso?

Vamos usar o Método do Detetive para desvendar essa questão.

Essa conversa de obesidade entre crianças e jovens é real?

Infelizmente, a resposta é sim. Um estudo da Organização Mundial da Saúde, realizado em 2017, mostrou que a obesidade entre crianças e jovens de 5 a 19 anos cresceu, em todo o mundo, 10 vezes em quatro décadas. E se a tendência se mantiver, em 2022 o mundo terá mais crianças e jovens obesos do que em situação de desnutrição.

Em outras palavras, não tem nada de invenção da mídia ou de fake news nesse assunto

Por que a obesidade aumentou?

Os cientistas acreditam que parte do problema se deve à crescente industrialização dos alimentos, que perdem características nutritivas no processo, ao marketing para venda de alimentos processados, aos altos preços de comidas naturais e saudáveis – que se tornam mais inacessíveis – e à inexistência de políticas tributárias para balancear essa diferença nos preços.

Qual o problema de uns quilinhos extras?

Além da questão estética, a que todo jovem está sujeito, a obesidade traz problemas de saúde para crianças e jovens, como diabetes e doenças do coração.

Como eu posso evitar esse problema como uma alimentação mais saudável?

O caminho mais seguro é levar uma vida mais saudável e equilibrada. Além de manter o corpinho em forma, vai te dar maior disposição para estudar e melhorar as notas na escola.

Ih, lá vem uma lista de proibições…

Nada disso. Em lugar de ficar dizendo o que você NÃO DEVE fazer, achamos mais bacana elaborar uma lista com 7 hábitos saudáveis que VOCÊ PODE adotar para melhorar a qualidade da sua alimentação. Saca só:

  1. Faça 5 ou 6 refeições por dia – Como é? Vai comer mais? Nada disso. Se você não pular refeições, a fome diminui e você come menos em cada uma delas. Mantenha, portanto, o café da manhã, o almoço, o jantar, e programe lanchinhos saudáveis entre eles.
  2. Coma de tudo – Observe as cores e a variedade de alimentos no seu prato. Quanto mais colorida e variada, mais saudável é a refeição.
  3. Beba água – Pelo menos 8 copos por dia são muito importantes para manter seu organismo equilibrado.
  4. Coma frutas, verduras e legumes – Pode escolher os que mais gosta, mas coma todos os dias.
  5. Faça lanches saudáveis – Leve opções mais ricas em variedade e mais saudáveis para a escola e para os momentos de lazer.
  6. Movimente-se! – Sim, assistir àquela série de TV é bacana, né? Mas tente equilibrar as horas na frente da TV, ou do computador, com outras de atividades físicas. Exercite-se com seus amigos!
  7. Consulte-se com especialistas – Se você acha que já está fora do peso e precisa perder uns quilinhos, saiba que dietas devem sempre ser decididas e acompanhadas por profissionais da saúde. Portanto, nada de seguir receitas milagrosas da internet.

Bom, agora que você já sabe o que fazer, adote essas dicas como práticas cotidianas em sua vida. Dessa forma, você ganha créditos para, de vez em quando, quebrar a regra numa ocasião especial que peça um bolinho, um brigadeiro, ou um hambúrguer… Só não vale exagerar, ok?

2 Comentários. Deixe novo

  • Eliane Carvalho de Sousa
    junho 17, 2020 17:51

    Precisamos de uma boa alimentação e praticar exercícios e beber muita água essa sou eu preciso bastante.

    Responder
  • COARACI CORA OLIVEIRA DA CUNHA
    outubro 4, 2020 10:56

    precisamos ter uma alimentação saudável! fazer nossas refeições para se alimentar, e não para simplesmente comer, pois existe uma diferença entre um e outro. O primeiro requer um equilíbrio, de acordo com a pirâmide alimentar, já o segundo, é a gula carregada de ansiedade…

    Responder

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