Adeus ano velho, melhores notas no ano novo!

Antes de cair na festança de fim de ano, avalie o ano que termina e planeje o que vai começar

O ano se aproxima do fim e você já começa a relaxar, de olho no Papai Noel e nas festas de Réveillon, certo? Antes de dar adeus ao ano velho, que tal reservar um tempinho na primeira semana de férias para fazer um “resumão de 2019”? Afinal, avaliando o que funcionou e o que o pode melhorar, você larga na frente para garantir melhores notas na escola – ou no Enem e nos Vestibulares – no ano novo.

Quer um roteiro para conduzir essa reflexão? Então aplique os Métodos Metacognitivos do MenteInovadora e siga nossas dicas.

1. Método do Detetive

Comece investigando o que não deu tão certo assim este ano. Escolha a sua pior nota e monte um roteiro de perguntas que o ajudará a refletir sobre as razões daquele resultado:

  1. Por que essa nota foi ruim?
  2. Você tem dificuldade nessa disciplina?
  3. Ou faltou ânimo para estudar?
  4. Como você organizou a rotina de estudos desses conteúdos?
  5. Das estratégias escolhidas, quais você acha que funcionaram? E o que não funcionou?

Ao responder de forma franca a essas cinco questões, você vai descobrir as razões dos resultados não terem sido tão bons. E poderá então trabalhar sobre elas para planejar seu sucesso em 2020.

2. Método da Filmadora

Agora que você já identificou seus erros em 2019, vamos aplicar o Método da Filmadora para organizar os pensamentos e as ações necessárias para transformar esse cenário em 2020.

Comece traçando o seu objetivo: melhorar o rendimento nas disciplinas em que tem mais dificuldade. E então trace as ações necessárias para atingi-lo.

Por exemplo: se você concluiu que tem dificuldade na disciplina, pode determinar que, em 2020, vai organizar mais grupos de estudo com colegas que dominam esses conteúdos e vai pedir mais reforços ao professor. Se o problema foi falta de ânimo, você então pode imaginar maneiras mais empolgantes para aprender sobre o mesmo conteúdo, utilizando filmes e jogos, por exemplo. Para isso, vale aplicar o Método do Espelho.

3. Método do Espelho

Com o Método do Espelho, você vai fazer uma análise profunda de si mesmo em busca de uma resposta: qual a melhor técnica de estudo para o seu tipo de inteligência?

Como mostramos neste outro post, cada um pode se destacar em um tipo específico de inteligência. E algumas estratégias funcionam melhor que outras, dependendo do seu perfil.

Confira o quadro completo das 7 inteligências listadas pela Teoria das Inteligências Múltiplas, e quais técnicas funcionam melhor em cada caso, antes de partir para o planejamento dos passos que vão levar você ao sucesso.

4. Método da Escada

Nesta etapa, você precisa traçar os passos necessários para realizar com sucesso as ações determinadas no item 2, já sabendo o que funciona melhor para você, graças à reflexão feita no item 3. Um passo de cada vez, até conquistar o objetivo. Aliás, este método também é muito eficiente para traçar o seu planejamento de estudos para 2020. Nesse planejamento, não podem faltar:

  1. Quais serão seus horários de estudo.
  2. Onde você vai estudar.
  3. Que métodos vai aplicar para melhorar o rendimento.
  4. Onde você vai encaixar as pausas de descanso.
  5. Como vai lidar com os imprevistos (sim, eles sempre acontecem!).
  6. Como vai manter a disciplina para seguir tudo o que planejou.

Para mais dicas sobre como montar um plano de estudos, leia nossos posts Começando seu plano de estudo… e Gerenciando o seu tempo nos estudos.

Então, agora que você já sabe o que precisa fazer antes de fechar os cadernos e livros por este ano, desejamos boas festas, ótimas férias de verão e um excelente início de 2020.

Estaremos de novo por aqui a partir do dia 29 de janeiro. Até lá!

1 Comentário. Deixe novo

  • Eliane Carvalho de Sousa
    junho 18, 2020 10:07

    Precisamos ter disciplina e um planejamento todos os dias para poder manter a rotina isso ajuda muito em todas as áreas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu