Ansiedade: tire esse inimigo do seu caminho!

A prova está chegando e você não tem como saber o que vai acontecer. Estudou e continua estudando bastante, mas o futuro é incerto e você tem dúvidas, muitas dúvidas, sobre a sua capacidade de mobilizar todo o conhecimento que acumulou. Receia que, na hora da prova, não consiga se lembrar de tudo. Pouco a pouco, essa falta de tranquilidade, esse medo, tomam conta de você e começam a afetar seu sono, você fica irritado, você transpira demais, seu coração dispara…

Calma, se isso tudo está acontecendo, você está num quadro clássico de ansiedade pré-prova do Enem e dos vestibulares.

A má notícia é que isso tudo pode prejudicar o raciocínio, provocar lapsos de memória e atrapalhar a sua concentração, afetando negativamente a sua performance na prova.

A boa notícia é que possível afastar a ansiedade. E vou te ensinar a usar os métodos metacognitivos do MenteInovadora como antídotos para ela.

Método do Espelho: reforce a autoconfiança

Um bom antídoto contra a ansiedade é a autoconfiança. E o Método do Espelho pode ser um grande aliado para você desenvolver o autoconhecimento, entender as forças que possui e onde pode melhorar na preparação para a prova. Para aplicá-lo com eficiência, você precisa seguir três passos:

  1. Reflita – Tire um momento para olhar para si mesmo. Como funciona o seu pensamento, quais são seus sentimentos e como você age diante de situações de insegurança? Você tende a enxergar apenas os próprios pontos fracos em tudo? Você tenta jogar para os outros a culpa por um possível fracasso? Você diminui a sua responsabilidade no processo como mecanismo de defesa? Olhar para o seu padrão de comportamento com sinceridade e abertura interna é fundamental para ampliar a sua capacidade de enxergar onde é possível mudar para melhor.
  2. Analise – Traga a objetividade para a mesa. Faça uma lista dos conteúdos em que você acha que não é tão bom ainda (debilidades), e outra com aqueles que você já domina (sucessos). Qual lista é maior? Se você vem estudando com seriedade, certamente a lista de sucessos será maior. Concentre-se sobre a lista de sucessos. Pegue uma caneta vermelha e circule todos os conteúdos que eram difíceis para você quando começou a estudar, mas que agora você domina. Viu como você melhorou? Registre a sensação boa que você tem ao olhar a quantidade de coisas que você conquistou. Isso vai trazer tranqüilidade e aumentar a autoconfiança. Agora trabalhe sobre a lista de debilidades. Quais, daqueles conteúdos, estão mais próximos de serem conquistados? Concentre-se neles primeiro. A cada novo ponto que você consegue transferir para dessa lista para a de sucessos, a sua autoconfiança aumenta. E se você não conseguir transferir tudo de uma lista para outra? Continue estudando, mas lembre-se: ninguém vai ser capaz de saber absolutamente tudo.
  3. Implemente –  Coloque em prática o que você aprendeu nas duas etapas anteriores. Sempre que o sentimento de ansiedade tentar dominá-lo, lembre-se dos seus padrões de comportamento e daquela lista com os avanços conquistados para se acalmar. E trabalhe ainda mais duro para transferir mais um conteúdo da lista de debilidades para a de sucessos.

Método da Filmadora: o dia da prova

Um outra boa maneira de lidar com a ansiedade à medida que a data se aproxima é ter uma imagem clara de como você quer estar no dia da prova.

Você quer estar relaxado, confiante, com a cabeça livre para se concentrar e com a tranquilidade para lidar com as questões que não souber responder de primeira? Então use o Método da Filmadora para entender quais cenas devem acontecer antes para que esse grand finale se concretize:

  1. Durma bem na véspera da prova – Vá para a cama mais cedo. É importante estar descansado para ter energia. A ansiedade tira o seu sono? Então lance mão de táticas para driblá-la. Leia um livro ou blog de que gosta na cama, pouco antes de adormecer; escute uma música tranquila que o inspira e preste atenção à melodia; tome um banho bem relaxante; pratique técnicas de respiração por dez minutos para acalmar a mente, como inspirar lentamente e expirar no dobro do tempo; mentalize a cena de você sereno, fazendo a prova com tranquilidade e tendo uma boa nota. Tudo isso pode ajudá-lo a ter uma noite eficiente de sono.
  2. Vá para o local da prova com alguém que não vai fazê-la – Podem ser seus pais, ou irmãos, ou ainda parentes ou amigos. O importante é ir com alguém que não vai se submeter ao exame e, portanto, não está tenso com o momento. Procure conversar sobre assuntos relaxados e não relacionados à prova durante o trajeto. Lembrar que existe vida fora dos livros e apostilas é uma ótima maneira de relativizar as coisas.
  3. Alimente-se de forma saudável – Evite bebidas e comidas que podem aumentar a ansiedade, como café, álcool e frituras, por exemplo. Beba bastante água na véspera e no dia da prova. Alimentos mais saudáveis, como frutas e alimentos integrais, ajudam a combater a ansiedade.
  4. Chegue mais cedo ao local da prova – Você não precisa de um fator extra de estresse chamado medo de se atrasar. Programe a saída de casa com antecedência suficiente para chegar ao local da prova adiantado, sem o medo de ficar de fora. Isso ainda vai garantir que você tenha tempo suficiente para a cena 5 do seu filme.
  5. Inspire, expire – Controlar a respiração é uma técnica excelente para acalmar a mente. Procure um canto calmo, acomode-se confortavelmente, feche os olhos e respire fundo. Inspire por 4 segundos, expire por 8, e repita esse processo durante 10 minutos. Tente manter a mente em branco, concentrada apenas na contagem da inspiração/expiração. Você vai sentir a energia fluindo pelo seu corpo ao final desse processo.

Seu filme está pronto. Agora viva a cena final da forma que você imaginou.

Método da Escada: durante a prova

Você se preparou, se acalmou, e finalmente está diante da prova. Como não deixar que a ansiedade se instale e atrapalhe tudo o que você já fez? Use o Método da Escada e, com um passo de cada vez, responda à prova toda sem se desesperar.

  1. Comece pelo conteúdo que domina – Você não é obrigado a responder à prova na sequência em que ela é construída. Inicie pelas áreas ou conteúdos que você mais domina. Isso aumenta a sua autoconfiança.
  2. Leia as questões com atenção – Você precisa entender o que pede o enunciado. Repita a leitura até ter a certeza de que sabe o que está sendo pedido.
  3. Deixe as questões trabalhosas para depois – Perder tempo em respostas muito difíceis sabendo que você ainda tem um monte de questões em branco é um enorme fator gerador de ansiedade. Preocupe-se, portanto, em responder primeiramente às perguntas mais fáceis. Isso vai lhe dar mais tranquilidade, mais tarde, para encarar as mais trabalhosas, pois você já respondeu ao restante da prova.
  4. Pule o que você não sabe responder – Nada de ficar se torturando porque não sabe uma resposta. Sinalize essa questão com alguma marca e siga em frente. Se você terminar tudo o que sabe com tempo, então volte e tente se lembrar ou experimentar respostas para as questões que não sabe.
  5. Saia da sala para se acalmar – Se a tensão subiu demais, peça para ir ao banheiro. Lave o rosto, pratique mais um pouco de respiração, converse com você mesmo no espelho lembrando-se de todas as respostas que você sabia e que tem certeza de ter acertado. Isso vai recuperar a sua autoconfiança.
  6. A prova acaba, o mundo segue – Você não tem obrigação de saber tudo. Aliás, você sabia que nem os professores dominam todos os conteúdos da grade curricular do Ensino Médio? Pois é, concentre-se em ter um bom desempenho no geral, sem se martirizar por não saber responder a todas as perguntas. A vida segue, outras provas virão, e você terá outras chances de melhorar ainda mais.

Boa sorte! ?

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