Aprenda a se planejar com o Método do Semáforo

Quantas vezes você foi comprar algo e teve que voltar ao local pela segunda vez na mesma semana porque esqueceu de comprar determinado produto? Você já teve que estudar a noite toda porque esqueceu a prova do dia seguinte? Ou pior: quantas vezes você já se pegou enrolado com as atividades do dia-a-dia porque não conseguiu dimensionar o tempo necessário para cada uma delas?

Todos nós já nos vimos em situações semelhantes às dos exemplos acima, que nos pegam de surpresa de vez em quando, não é mesmo? Evitá-las, porém, não exige muito trabalho. Quer aprender um método infalível? Então não perca este texto.

Pare!

Você já percebeu o que as situações citadas anteriormente têm em comum? Em todas elas faltou planejamento antecipado. E isso não acontece necessariamente porque você é desorganizado. Na maior parte das vezes, a correria do dia-a-dia é grande inimiga do planejamento.

Aproveitamos um momento em que já estamos passando na porta do supermercado para fazer uma compra e, claro, nos esquecemos de vários itens de que precisamos. Ou até nos lembramos de que temos uma prova, mas não marcamos na agenda a data e, mais tarde, nos esquecemos dela de novo. E com a quantidade de atividades para fazer em nosso dia, muitas vezes nos distraímos com redes sociais, internet e outras coisas que, mais tarde, vimos que não cumprimos a realização do planejado.

Então, o primeiro passo para evitar as surpresas desagradáveis é parar e respirar antes de agir, para colocar o foco de verdade no que está fazendo. E isso nos leva ao segundo passo.

Pense!

Se você parar por dois minutos e respirar antes de entrar no supermercado, poderá elaborar, ali mesmo, uma lista de compras. Pense com calma naqueles produtos que, nos últimos dias, você percebeu que estavam acabando. Suas chances de tornar essa passagem pelo mercado mais efetiva aumentam.

Na segunda situação, se você se esforçar para se lembrar de quando foi avisado da prova, talvez perceba que é hora de ir estudando pouco a pouco até o dia. E no caso do tempo, uma reflexão mais profunda sobre a necessidade daquela atividade, e uma análise mais detida de quanto tempo você precisa para realização dela, podem ajudá-lo a decidir se realmente é necessário se distrair um pouco, ou se aquela outra atividade pode esperar um pouco mais.

Com esses dois passos, você já melhora um pouco o seu planejamento. E está pronto para colocar em prática o último passo.

Aja!

Quando você assume o comando das ações, pode se planejar melhor criando uma rotina mais definida em que estabeleça, por exemplo, um dia da semana em que vai passar no supermercado. E sabendo que esse dia está próximo, você pode elaborar uma lista completa das compras que precisa fazer para aquela semana, evitando assim ter de voltar uma segunda vez ao mercado. Parar e pensar antes de agir são passos extremamente importantes. E se tornam mais efetivos se você colocar em prática o terceiro passo: agir para se antecipar e evitar os atropelos.

Também pode criar um controle do tempo de duração de cada atividade, facilitando a rotina de cumprir com todo o planejado para aquele dia, semana, mês…. E para te ajudar, que tal montar um plano de estudos para ter ainda mais controle e em detalhes de como se organizar nos estudos, por exemplo?

Agir com reflexão é fundamental para que você passe a se planejar com maior eficiência. Acredite, parece trabalhoso no início, mas se torna muito mais fácil quando você aplica o Método do Semáforo no seu dia a dia. Muito provavelmente você já utilize esse método, então que tal compartilhar com outros amigos e familiares este conhecimento?

Você se lembra do Método do Semáforo?

O Método do Semáforo é um dos métodos metacognitivos do Programa MenteInovadora que ensinam a planejar e a tomar melhores decisões. Com ele aprendemos a parar diante de cada nova situação, pensar e só então agir planejando nossos passos e tomando decisões baseadas nos objetivos que queremos atingir.

Experimente usá-lo você também! Irá perceber que ele pode ser aplicado tanto a pequenas situações cotidianas, quanto a grandes questões importantes para toda a sua vida, tanto pessoal, quanto profissional.

5 Comentários. Deixe novo

  • Eliane Carvalho de Sousa
    junho 17, 2020 16:12

    Muito bom esse método do semáforo, ajuda muito no dia a dia.

    Responder
  • Andrea Lúcia Figueiredo Oliveira
    julho 10, 2020 20:49

    O método do semáforo é um excelente caminho a percorrer, com organização e dicas de planejamento. Parar para planejar, respirar e pensar, depois agir, criando uma rotina. Proporcionar um plano de estudos facilita muito no dia a dia.

    Responder
  • Andrea Lúcia Figueiredo Oliveira
    julho 10, 2020 20:50

    O método do semáforo é um excelente caminho a percorrer, com organização e dicas de planejamento. Parar para planejar, respirar e pensar, depois agir, criando uma rotina.

    Responder
  • COARACI CORA OLIVEIRA DA CUNHA
    julho 22, 2020 00:54

    Sim, ajuda-nos a um planejamento de vida.

    Responder
  • COARACI CORA OLIVEIRA DA CUNHA
    outubro 2, 2020 13:05

    Pare (vermelho), pense( amarelo), aja(verde), transferir isso para o verbo parar , refleti e agir; muitas vezes agimos no impulso, devido a correria do cotidiano, realmente precisamos usar Método do Semáforo!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu