Aprenda a ser o mentor de seus amigos

A Geração Y, da qual você faz parte, é cheia de energia, criatividade e vontade de transformar. Mas sente falta de quem a inspire

Se você está lendo os textos deste blog, você certamente nasceu quando a internet já era de banda larga e sua velocidade já era medida em megabytes. E há uma grande chance de que considere o smartphone parte integrante da cesta básica mínima de sobrevivência, certo?

Se essas informações estiverem corretas, então você é um típico representante da Geração Y, que cresceu sob a influência da instantaneidade da internet e, portanto, tem muita pressa de conquistar, uma ansiedade enorme para que as coisas aconteçam logo, e uma certa tendência a deixar a vida pessoal invadir o espaço da escola e vice-versa.

Com tantos recursos literalmente nas pontas dos dedos, vocês estão prontos e confiantes para conquistar o mundo, certo?

Bem, quase isso. Se tem uma coisa de que os jovens da Geração Y sentem falta, é de mentores. E isso acontece porque pessoas mais velhas nem sempre têm a paciência para tanta energia e instantaneidade.

Que tal ocupar esse espaço? Aprenda a ser um mentor e conquiste seu espaço na turma.

Qual a diferença entre mentor e líder? – Na turma da escola, o líder é aquele colega que dita a direção dos acontecimentos, seja a organização de um rolezinho, seja a montagem de grupos de estudos para provas, por exemplo. Em geral, ele dá as cartas nas brincadeiras e jogo, e outros o seguem. E o mentor, o que faz? É aquele carinha que está preocupado em ajudar seus colegas, que inspira pelo exemplo e pela expertise num determinado assunto.

O que um mentor precisa saber? – Em geral, bons mentores compartilham seus conhecimentos com quem o cerca. Por exemplo: digamos que você é fera em programação, aplicativos, ou mesmo numa matéria difícil da escola. Você pode guardar toda essa habilidade para si próprio, ou pode se destacar no grupo de amigos compartilhando sua sabedoria com quem precisa de ajuda.

O que um mentor ganha? – A maior satisfação do mentor é ver o crescimento das pessoas a quem ele ajuda e, em troca, ele recebe o reconhecimento do grupo. O resultado dessa combinação são laços de amizade mais fortes e ricos.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu