As dez maiores tentações!

E como evitar que elas atrapalhem os seus estudos

Ninguém discute que o ano está sendo pesado. E por isso, é perfeitamente compreensível que, às vezes, você tente dar aquela escapadinha para fugir dos livros… Mas, de escapada em escapada, o dia da prova chega e você não teve tempo de estudar tudo. Por isso, abra os olhos para as dez maiores tentações e aprenda a evitá-las.

1.      Celular, o inimigo da concentração

Começa sempre com uma olhadinha, apenas, só pra ver se recebeu a resposta de um amigo no WhatsApp, ou aquele e-mail que estava esperando… Não vai demorar nada, não é? Só que basta abrir o telefone e pronto: você se perde no labirinto de mensagens e quando vê, já se passaram 3 horas!  Você não pode se dar a esse luxo.

Como evitar: Escolha um lugar da casa longe do seu local de estudos e deixe o telefone lá, no modo avião. Assim ele não recebe nenhuma mensagem, não emite nenhum sinal sonoro e os seus estudos podem decolar tranquilamente.

2.      Redes Sociais

Ah, a maravilhosa vida do Instagram, Facebook, entre outros… onde todo mundo é feliz, ninguém precisa estudar… Só que você precisa! Assim como no caso do celular, não existe hipótese de você ficar só cinco minutinhos no Insta. A visitinha rápida vai se transformar numa tremenda distração que pode lhe custar a tarde toda.

Como evitar: Ok, ninguém está lhe pedindo para se transformar no ermitão da era digital. No seu planejamento de estudos, programe 30 minutos por dia para entrar nas redes sociais. Mas apenas depois de ter cumprido a carga de estudos prevista para esse dia. Dessa forma, a rede se transforma numa recompensa e não num empecilho.

3.      Ainda tem muito tempo…

Você olha no calendário, a prova parece longe demais. Então, que mal tem em deixar para amanhã o que você pode estudar hoje? Acredite, essa ideia é péssima. Adiar o estudo só terá um resultado: na véspera da prova, você estará com tudo atrasado, virando noites em claro, e se estressando para recuperar o tempo perdido.

Como evitar: Aprenda a gerenciar o seu tempo de forma mais eficiente, monte um plano de estudos bem estruturado e se agarre a ele para não perder o foco.

4.      Dá pra ver aquela série bacana

Esta vem como complemento da anterior. Já que você acha que tem tempo de sobra, porque não assistir a apenas um episódio daquela série tão bacana? Um episódio – com cerca de 50 minutos – se transforma em quatro e pronto. Lá se foi uma tarde inteira de estudos.

Como evitar: Programe, no seu planejamento, de duas a três horas no sábado ou no domingo para assistir às séries, ou até mesmo a um filme que ainda pode lhe ser útil nos estudos.

5.      Virar a noite no videogame

Outro erro muito comum, também associado à tentação número 3. Começa como uma partidinha , apenas, e quando você se dá conta, os pássaros já estão cantando lá fora porque o dia está amanhecendo. Todo estudante precisa de noites de sono para render mais e fixar os conteúdos. Virar noites em claro estudando já é ruim, imagina então gastar esse tempo jogando!

Como evitar: Mais uma atividade que precisa ter lugar na sua vida, mas que neste momento precisa ser restrita. Abra um horário no fim de semana e respeite o tempo que você estipulou para o jogo.

6.      Balada no fim de semana

Divertir-se é importante, afinal você precisa de um tempinho longe dos livros. Esse tempo, porém, não pode ser do tamanho do sábado e do domingo, e se repetir todos os fins de semana. Porque, além de perder um tempo precioso para dar conta de todo o conteúdo, você ainda vai esgotar sua saúde.

Como evitar: A chave aqui se chama moderação. Encontre os amigos, curta uma festa, mas não vire todas as noites do fim de semana em claro. E reserve algum tempinho no sábado, ou no domingo, para estudar.

7.      Comilança

Sim, uma pausa para um lanchinho no meio da tarde é sempre bem-vinda. Agora, se a sua mãe é daquelas que te chama a toda hora para comer um bolinho, um cookie, ou uma torta deliciosa que acabou de assar, fica difícil se concentrar.

Como evitar: Chame a super-mãe para um papo e explique: sim, você ama os bolos dela, e vai continuar comendo de vez em quando, na pausa que já planejou nos estudos. Depois, vai colocar os fones de ouvido e não vai mais responder quando ela chamar.

8.      Soneca sem despertador

Seja porque virou a noite jogando, seja porque caiu na balada, seja porque exagerou nas guloseimas da mãe, ou seja porque está apenas cansado da rotina puxada. São muitos os motivos para justificar uma soneca depois do almoço e antes de iniciar os estudos. O problema é quando você começa a roncar e só acorda 5h depois.

Como evitar: A resposta é tão simples como armar o despertador para acordar 40 minutos depois de adormecer.

9.      Namoro

Sim, namorar é bom demais e você não deve colocar essa alegria de lado. Só não deixe que o romance azede o seu resultado no vestibular.

Como evitar: Que tal trocar aproveitar aquele tempo lá da tentação 4 para assistirem juntos a um seriado, ou mesmo a um filminho juntos, com direito a pipoca? No resto da semana, limite os encontros e descubra como a saudade é saudável para o relacionamento.

10.  Eu não dou conta

Fazer-se de vítima é uma tendência para quem está com dificuldades de arregaçar as mangas e se entregar de corpo e alma aos estudos. Ficar se lamentando agora, porém, é o primeiro passo para continuar se lamentando depois, quando for reprovado no vestibular.

Como evitar: Lembre-se, você é o que você pensa sobre si mesmo. E saber disso vai fazer toda a diferença no seu rendimento final no vestibular. Acredite.

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu