Atualidade 2019 – Para entender e curtir

Confira os temas, filmes e livros que dominaram a cena em 2019 e podem ajudar você a entender o mundo em que vivemos e a atualidade.

Notícias da Atualidade

Terraplanismo – Pode parecer piada, mas a verdade é que o movimento de pessoas que refutam a esfericidade da Terra ganhou força em 2019. Os terraplanistas, em geral, acreditam numa versão achatada do nosso planeta, com o Polo Norte no centro e a Antártida como uma grande muralha de gelo em toda a extensão das bordas. Essa “pizza” terrestre seria coberta por uma redoma, dentro da qual o Sol e a Lua circulariam ao longo do dia. Para eles, todas as imagens feitas do espaço são, na verdade, manipulações que servem a uma grande teoria da conspiração para enganar as pessoas.

Bem, se eles estivessem certos, essa seria a maior e mais antiga teoria da conspiração, já que os indícios de que a Terra é redonda começaram a ser levantados por Pitágoras no século 6 antes de Cristo. E foram comprovados por Eratóstenes, que conseguiu calcular, no século 2 antes de Cristo, a circunferência da Terra em 40.000 quilômetros. Hoje, com todos os instrumentos tecnológicos de que dispomos, sabemos que a conta dele errou por pouco: na linha do Equador, a circunferência da Terra atinge 40.008 quilômetros. Muito louco, né? Pois bem, aproveite o movimento do Terraplanismo para estudar a história de como a ciência comprovou que a Terra é redonda e aprender todos os passos dados pelos cientistas.

Queimadas na Amazônia – Com 5,5 milhões de km2, dos quais 4,19 milhões em território brasileiro, a Floresta Amazônica virou assunto no mundo todo ao registrar, em agosto, o maior número de queimadas desde 2010. No total, foram 24.944 km2 destruídos, um aumento de 196% no número de focos de incêndio em relação ao mesmo período de 2018. O assunto ganhou repercussão internacional e gerou uma crise diplomática entre Brasil e França.

Incêndio na Notre Dame – O fogo que destruiu um dos patrimônios histórico-culturais da humanidade aconteceu em abril, durante uma reforma na catedral parisiense. Com mais de 800 anos de história, a igreja foi palco de momentos históricos importantes, como as coroações do Rei Henrique VI e do imperador Napoleão Bonaparte, e a canonização de Joana D’Arc, padroeira da França.

Brexit – Aprovada em plebiscito em 2016, a saída da Grã-Bretanha da União Europeia teria um prazo de três anos para se concretizar. Daí o uso do termo “brexit”, palavra criada a partir da junção de “british” e “exit”, que significa uma saída lenta. O ano de 2019, porém, foi marcado por muitas discussões e impasses. A retirada precisa ser aprovada pelo parlamento britânico e como não há consenso entre os políticos, a Inglaterra teve que pedir um adiamento no prazo. Nesse processo, a primeira-ministra Thereza May acabou renunciando ao cargo e seu sucessor, Boris Johnson, conseguiu convencer a rainha Elizabeth II a retardar a reabertura do parlamento. Um acordo finalmente foi alcançado no final de outubro e a nova data para a saída definitiva é 31 de janeiro de 2020.

Movimento antivacinação – Na lista das dez maiores ameaças à saúde em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) listou o medo da vacina. O movimento de pessoas que refutam os benefícios das vacinas vem crescendo assustadoramente. E os resultados disso, também. Doenças que chegaram a ser consideradas como erradicadas em décadas passadas voltaram a registrar surtos em 2019.

Os casos de sarampo, por exemplo, triplicaram em relação a 2018 em todo o mundo, segundo dados da OMS. Para entender o movimento antivacinação é preciso voltar a 1998, quando um médico britânico chamado Andrew Wakefield publicou um artigo científico na prestigiada revista Lancet associando a vacina Tríplice Viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) ao desenvolvimento de autismo. Mais tarde, o estudo foi questionado e retirado do ar porque Wakefield estava associado a advogados que pretendiam lucrar com processos judiciais contra os fabricantes de vacinas. Outros médicos e cientistas teriam comprovado manipulação de dados no estudo. O estrago, porém, já estava lançado.

Manifestações no Chile – Iniciada em 6 de junho por estudantes, a onda de protestos é a maior desde a redemocratização do país e já causou a morte de um estudante de 16 anos, alvejado pelas forças policiais. Na pauta estão o acesso gratuito a universidades públicas – elas são pagas desde as reformas do ditador Augusto Pinochet – e melhor distribuição da riqueza gerada pelo crescimento econômico. Os protestos de rua e a repressão violenta colocaram em cheque a legitimidade do governo conservador de Sebastián Piñera.

Filmes da atualidade

A arte imita a vida. E quem disse isso foi o filósofo grego Aristóteles, no século IV antes de Cristo! Então, nada melhor do que aproveitar as férias curtindo o que de melhor a arte cinematográfica produziu ao longo de 2019. Vamos à lista produzida pela revista americana Time:

Dor e Glória,

Pedro Almodovar

Neste filme, o 21º e mais biográfico da carreira do diretor espanhol, o ator Antonio Banderas interpreta Salvador Mallo, um diretor de cinema de 60 anos que vive uma crise criativa, enfrenta dores no corpo e um quadro de depressão. Ao ter sua obra homenageada, ele reencontra um antigo amigo, um antigo amor e suas memórias de infância. A história acima encerra a trilogia do desejo de Almodóvar, completada por A Lei do Desejo de 1987, e Má educação de 2004.

O Irlandês

Martin Scorcese

“O Irlandês começa num retiro para aposentados, onde Robert De Niro vai contar a sua história como assassino profissional – ou “pintor de paredes”, como o chamam os colegas mafiosos. No elenco, nomes de peso como Al Pacino e Joe Pesci.

Era uma vez em… Hollywood

Quentim Tarantino

Na Los Angeles de 1969, Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um ator de TV que, juntamente com seu dublê (Brad Pitt), está decidido a fazer nome em Hollywood. Para tanto, ele conhece muitas pessoas influentes na indústria cinematográfica, o que o acaba levando aos assassinatos realizados por Charles Manson na época, entre eles o da atriz Sharon Tate (Margot Robbie), que estava grávida do diretor Roman Polanski (Rafal Zawierucha).

História de um casamento

Noah Baumbach

Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido Charlie (Adam Driver) estão passando por muitos problemas e decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto. Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry (Azhy Robertson).

Adoráveis Mulheres

Greta Gerwig

Um grupo de irmãs (Saoirse Ronan, Eliza Scanlen, Emma Watson e Florence Pugh) enfrenta a virada da adolescência para a vida adulta com os Estados Unidos mergulhados na Guerra Civil.

Parasitas

Bong Joon Ho

Nesta obra do diretor sul-coreano, cotada como favorita para o Oscar de melhor filme estrangeiro, a família de Ki-taek está desempregada e se vê obrigada a viver num porão sujo. Mas tudo começa a mudar quando o filho adolescente da família passa a dar aulas de inglês à filha de uma família rica.

Livros de Não-ficção

Só pode entender o presente quem conhece o passado. E o ano de 2019 foi prolífico no lançamento de obras literárias de não-ficção que nos ajudam a compreender a história do Brasil, especialmente nos anos recentes. Aproveite suas férias para aprender mais enquanto se diverte!

Roberto Marinho, o Poder Está no Ar

Leonencio Nossa

Editora Nova Fronteira

544 páginas

O jornalista Leonencio Nossa narra a vida do criador do grupo Globo, maior império de comunicação da América Latina, que iniciou sua trajetória com um jornal recém-criado pelo pai às vésperas da ditadura Vargas. Usando a vida de Marinho como fio condutor, o autor nos guia pela história recente do Brasil em sua transição de país rural para urbano, que se deu ao longo do século XX.

Sobre Lutas e Lágrimas – Uma Biografia de 2018

Mário Magalhães

Editora Record

330 páginas

O premiado jornalista Mário Magalhães – autor de “Marighella: O Guerreiro Que Incendiou o Mundo – apresenta um retrato do Brasil de 2018. Os protagonistas são Marielle Franco, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. O autor articula de forma magistral personagens e acontecimentos como: a caçada irracional a macacos considerados transmissores da febre amarela, a intervenção militar no Rio de Janeiro, o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, a prisão de Lula, a paralisação dos caminhoneiros, o Dr. Bumbum, a ascensão da censura, a tragédia do feminicídio, a queda de Neymar na Copa, o delírio Ursal, o espectro do nazifascismo, o incêndio no Museu Nacional, a violência no processo das eleições, a facada em Bolsonaro, a ilusão do vira-voto, o triunfo da extrema direita, o “ninguém solta a mão de ninguém”.

As vidas de José Bonifácio

Mary Del Priore

Estação Brasil

328 páginas

Conhecido como o Patrono da Independência do Brasil, José Bonifácio é uma figura histórica fascinante e enigmática. Ao procurar entender quem foi o homem por trás do mito, a historiadora Mary Del Priore descobriu um personagem de seu tempo, cheio de contradições e dilemas, forjado – como qualquer um de nós – pelas circunstâncias da vida.

Liberdade Vigiada

Paulo César Gomes

Editora Record

560 páginas

Analisados pelo autor, papéis sigilosos nacionais e estrangeiros conhecidos como os “documentos secretos da ditadura” revelam fatos até então desconhecidos sobre o regime ditatorial brasileiro, como a preocupação do governo da França de manter sob constante vigilância os exilados brasileiros que se encontravam em seu território, sobretudo aqueles que tinham participado de ações de grupos armados de esquerda. O historiador Paulo César Gomes aceitou o desafio e mergulhou no mundo até então secreto do Itamaraty e dos diversos órgãos ligados ao Serviço Nacional de Informações (SNI). Em “Liberdade Vigiada, ele apresenta o resultado dessa profunda pesquisa nos documentos da ditadura.

1 Comentário. Deixe novo

  • Eliane Carvalho de Sousa
    junho 18, 2020 10:35

    Precisamos estar atualizado e conectados sempre buscando fonte segura para informações,ótimas dicas de filmes e livros, parabéns a equipe.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu