Como lidar com o sono na hora de estudar?

Sete dicas para não dormir em cima dos livros

Com essa rotina pesada, que muitas vezes concilia escola, provas, preparação para o Enem e Vestibular, e as cargas horárias de estudo em casa, causa um esgotamento físico. E como consequência, bate aquele sono irresistível bem na hora em que você precisa estudar.

Qual a melhor solução?

A resposta poderia ser tão simples como esta: dormir.

Se você organizar a sua rotina de forma a manter um mínimo de 7 horas de sono por noite, sua disposição vai melhorar muito nos momentos em que precisa ficar acordado sobre os livros. E, ao contrário do que pode pensar, você não estará perdendo tempo. Vários estudos comprovam a importância de noites de sono na melhoria da memória e da capacidade de concentração – dois requisitos básicos para quem está estudando para o vestibular.

Ok, dormir pode ser o melhor remédio, mas a gente sabe que na vida real nem sempre é tão simples. Então, vamos a algumas dicas para ajudá-lo a lidar com o sono:

1.      Estude durante o dia

Enquanto for possível, evite longos turnos de estudos noite adentro. Use as noites para dormir.

2.      Exercite-se

Não precisa ir à academia. Basta estabelecer uma rotina para que, a cada 50 minutos debruçado sobre os livros, você se levante da cadeira e caminhe pelo quarto por 5 minutos. Pode ser qualquer outro exercício leve que você prefira. O objetivo é reativar a circulação sanguínea para ajudá-lo a despertar.

3.      Manere na comida

Alimentos muito pesados ou calóricos vão lhe dar mais sono, especialmente após as refeições. Prefira alimentos leves, com baixo teor glicêmico e ricos em proteínas.

4.      Que tal uma paradinha?

Quando o sono estiver quase te dominando, não adianta insistir. Nada do que você estudar sob esse estado vai ser aprendido de fato. Melhor fazer uma pausa. Que tal então descer um lance de escadas (dica 2) e pegar uma maçã na cozinha (dica 3)? Você também pode dar uma olhadinha em coisas engraçadas na internet para dar umas risadas, mas só se souber se controlar para não extrapolar 5 minutos de pausa.

5.      Tome água!

Beber água em boa quantidade ajuda a despertá-lo. Além de todo o movimento de ingestão em si, você vai se levantar mais vezes para ir ao banheiro (dicas 2 e 4), e em algumas delas pode aproveitar para jogar aquela água fria no rosto.

6.      Escolha o lugar certo

O lugar certo não é a sua cama, nem o sofá da sala… Escolha locais claros e arejados, silenciosos, onde você possa se sentar a uma mesa de trabalho. Lugares públicos, como uma biblioteca, podem ajudar. Você não vai querer pagar o mico de cair no sono na frente dos outros.

7.      Tire um cochilo

Se nada mais estiver funcionando, renda-se. Um cochilo de 20 minutos pode ser revigorante. Cuide apenas de colocar o despertador para evitar que os 20 minutos se transformem em duas horas.

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