A Copa e a Poda da sua árvore do pensamento!

Nesta 3ª etapa do processo temos a função de ajudá-lo a a analisar cada uma das ações imaginadas. De cada galho da árvore podem surgir uma ou mais ramificações, que vão formando… a Copa!

Por exemplo: O que acontecerá se ganhar um livro-jogo? Será que você vai viciar nesse tipo de leitura e nunca mais vai querer um livro convencional? Ou você poderá usar esse recurso como ponto de partida para desenvolver a imaginação e ganhar autonomia para ler outros tipos de história?

Faça o exercício de construir hipóteses para cada ação. E as possíveis ramificações adicionais que podem surgir de cada uma das consequências. É uma forma de exercitar previsões para ajudá-lo a lidar com situações futuras.

Depois que você tiver feito o exercício para cada uma das ações na copa da sua árvore já estiver bem frondosa, é hora de podá-la. E uma forma de fazer isso é atribuindo valor aos galhos.

A poda da árvore…

Podar os galhos que não darão frutos é importante para fortalecer a árvore. De nada adianta investir em caminhos que vão consumir energia se eles têm poucas chances de sucesso.

Para fazer a poda, um caminho pode ser o de atribuir valor a cada uma das alternativas. Por exemplo: você pode chegar à conclusão de que aplicativos de livros interativos no tablet têm pouco potencial de te despertar o gosto pela leitura e acabarão, por outro lado, reforçando o vício pelos dispositivos eletrônicos. Atribua uma nota ou conceito baixo a essa estratégia.

Vá atribuindo as notas a cada uma das ações e consequências que você havia pensado. Depois que tiver feito isso, corte os galhos com notas baixas e invista apenas naqueles em que você enxerga grande potencial de sucesso.

Assim, com todas essas notas atribuídas e os galhos cortados, é hora de colhermos os frutos que tantos queremos! E isso trataremos na etapa final do processo, na próxima semana! E mais: com dicas para estimular em você o hábito da leitura. Até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu