Curva de esquecimento: Como evitar e ficar acima da média?

O final do ano está chegando! E com isso, as avaliações finais também! Certamente, manter uma rotina focada de estudos o ano inteiro é muito importante. Mas principalmente nessa época do ano, sempre há aquela correria de provas. E além disso, o grande objetivo de passar em todas as matérias acima da média. 

Porém, os alunos passam por um grande problema durante as avaliações! Possuir a famosa sensação de “deu branco, e agora?”.  Se você já passou por isso, sabe como é ruim estudar e ainda sim, não conseguir se lembrar de tudo que aprendeu. 

A principal habilidade que faz um aluno estar sempre acima da média, não é a quantidade de horas que ele fica estudando! E nem conhecer uma técnica secreta de estudos. Mas sim, a capacidade de guardar na memória grande parte do que foi estudado. 

Nossa rotina cotidiana nos impõe várias obrigações que sobrecarregam a memória. Por isso, com a ajuda do método metacognitivo do Pintor, vamos trazer algumas dicas de memorização. E fazer com que o conhecimento não saia da sua mente.

Mas antes disso, é importante entendermos o porquê esquecemos muitos conteúdos que foram aprendidos.

Curva de esquecimento:

Essa curva é um fenômeno que mostra que todos nós temos uma tendência a esquecer rapidamente aquilo que estudamos. Em questão de horas, dias, semanas e meses. E isso acontece gradativamente! Quanto mais tempo você passa sem ver a matéria, mais o seu cérebro julga o conteúdo como algo dispensável e não importante.

Dessa forma, você sabia que a cada 1 hora de estudo, nossa memória aproveita apenas 13 minutos? Ou seja, quando não fazemos nada para combater esse esquecimento, jogamos 47 minutos de estudos fora!

Bom, saber como evitar a curva de esquecimento é o desejo de muitos alunos. E pensando nisso, separamos algumas dicas de como evitá-la.

Com a ajuda do Método do Pintor, vamos aprender algumas estratégias para determinar o que é importante ser lembrado. Um pintor começa um quadro delineando as margens. Para depois pintar os detalhes importantes. E é exatamente isso que vamos aprender! Delimitar pontos importantes da matéria, para conseguirmos uma maior memorização.

Vem comigo:

O poder dos resumos e mapas mentais:

Uma dica essencial para manter na memória o que estudamos é sintetizar os conteúdos, fazendo resumos e mapas mentais. Com isso, vamos conseguir criar ou estabelecer conexões entre os conteúdos que precisamos nos lembrar. 

O objetivo principal dessa forma de estudo é explicar um assunto de forma rápida. Para isso é preciso abordar as ideias principais da matéria que foi estudada. 

Foque nos detalhes relevantes. E escreva com as suas próprias palavras. A ideia é que, ao reler o seu resumo ou mapa mental, você se lembre do assunto de forma geral. E, a partir daí, acesse os detalhes dos conteúdos por meio da memória.

Desenhe e aprenda mais

Como o método do Pintor nos ensina a importância de criar imagens mentais, ao fazer os resumos, use desenhos simples. Que sejam representativos da ideia que está sendo estudada. O seu desenho não precisa ter qualidades técnicas! Sem dúvida esse não é o objetivo do exercício.

O objetivo é fornecer elementos que ajudem o seu cérebro a memorizar a matéria com mais facilidade. Assim, quando estiver diante da sua prova, por exemplo, o desenho vai contribuir para você criar imagens mentais e lembrar do conteúdo.

A importância das revisões

Após realizar a dica 1 e 2, foi possível delimitar pontos importantes da matéria. Com isso, podemos seguir para as revisões. Uma das formas mais efetivas para deter a curva de esquecimento.

Ao revisar um conteúdo, você não vai ler novamente tudo o que aprendeu. Isso seria perda de tempo. Durante a revisão, você precisa rever as suas anotações, resumos e mapas mentais.

Mas para que essa dica seja efetiva, faça revisões constantes, para memorizar, ao logo prazo, o que você estudou. Esse processo constante de revisões ajuda a fixar o conteúdo. E isso acontece porque a repetição leva à absorção máxima da matéria. 

E saiba que sua inteligência não é algo fixo. Que foi determinado geneticamente quando você nasceu e que vai ser assim para o resto da sua vida. Por isso, seguindo essas dicas e com ajuda do método do Pintor, você pode aumentar a memorização do seu estudo. E ficar acima da média.

Gostou das dicas? Deixe seu recado nos comentários. Vamos adorar saber o que está achando. Se puder, compartilhe com um amigo que está precisando delas. Até a próxima!

E nos siga também no Instagram @mindzup. Para ficar por dentro das novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu