Descanse dos estudos exercitando seu cérebro

Existem muitas formas de relaxar da maratona de estudos que você vem enfrentando para os exames de fim de ano, provas de testes e vestibulares. Praticar esportes, ler livros de literatura, assistir a filmes, meditar são alguns exemplos.

Hoje, destaco uma maneira deliciosa que, além de ajudá-lo a descansar, ainda faz o seu cérebro trabalhar: os jogos!

Eles estão por toda a parte na internet e, desde que usados com a moderação adequada, podem ser ótimos aliados na hora de combater o estresse, desenvolver a coordenação motora e a rapidez de raciocínio, despertar reações emocionais positivas, aprimorar a visão e até combater doenças como a ansiedade e a depressão.

Incrível, não é mesmo?

Um estudo da Universidade da Pensilvânia mostrou que jogos simples para navegador ou smartphones ajudam a aliviar sintomas de depressão, melhoram a qualidade de vida no geral e diminuem a ansiedade, porque geram sentimentos de satisfação e autoeficácia – que é a autoestima pra realizar tarefas e cumprir metas.

E não para por aí.

Outro estudo do neurocientista Jeff Mogil escalou pessoas que não se conheciam para jogar Rock Band e descobriu que, graças ao jogo, eles aumentavam a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas. Após 15 minutos de jogo, os pesquisados passavam a desconfiar menos uns dos outros e ampliavam sua capacidade de sentir a dor dos outros.

Em outra instituição renomada, a Universidade de Yale, um estudo indicou que jogos podem ajudar no tratamento de psicopatias.

Os jogos de ação, por sua vez, ajudam a melhorar os reflexos e tempo de reação. A constatação foi feita por um estudo da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Os voluntários submetidos a esse tipo de game tiveram ganho médio de 25% no tempo de resposta.

Bom, você nem precisava de todos esses argumentos para ter vontade de jogar, certo? Mas é importante estar atento a um detalhe: todos esses benefícios se perderão se você não conseguir controlar sua relação com os games e passar a gastar nos jogos as horas que deveria dedicar aos estudos. Portanto, lembre-se: jogar é bom, mas com moderação.

Quer saber onde jogar? Confira 10 endereços de sites dedicados a todo tipo de jogo:

  1. Free Games
  2. Jogos.com.br
  3. 1001 Jogos
  4. Click Jogos
  5. Jogos 360
  6. JogosJogos
  7. Miniclip
  8. Round Games
  9. Brincar
  10. Free Online Games

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu