Faça sua parte, assim todos chegam mais longe!

Mesmo que não saiba disso, você ensina muitas coisas ao seus amigos e familiares pelo seu exemplo. Pois quando você mente – para seu amigo, ou para outras pessoas –  está ensinando que a mentira é um recurso válido na vida. E de nada vai adiantar dizer que mentir é errado.

Preste atenção em suas atitudes e faça a sua parte! Que valores está transmitindo com suas atitudes do dia a dia? Muitas habilidades éticas e sociais são aprendidas nas atividades cotidiana com os pais. Coerência entre discurso e prática é fundamental para equilibrar esse aprendizado.

Claro que você, sozinho, não vai conseguir aprender tudo o que precisa para se preparar para a vida. Todos nós somos afetados pelo meio em que vivemos. Como lidar com essa influência externa?

Faça parte da vida dos seus pais e familiares

Você sabia que pode influenciar seus pais? A começar pela suas escolhas, como por exemplo, sobre valores e atitudes que são bem-vindos, e aqueles que você prefere que sejam evitados.

Famílias não são perfeitas, e influências de avós e tios que você não considere tão positiva assim também podem ser contida por meio de conversas com esses parentes.

Nossa personalidade é formada durante a infância pela interação entre o temperamento que herdamos dos pais ou familiares mais próximos e os aprendizados emocionais que recebemos de todas as pessoas que convivemos.

Além dos pais, esses aprendizados são adquiridos também com nossos cuidadores, professores, avós, tios, e o grupo de amigos.

É muito importante que seus pais e familiares conheça e conviva com o seu grupo de amigos.

E você ou seus pais podem e devem chamar a atenção de um amiguinho para um comportamento inadequado que ele demonstre, sem medo do que os pais dele possam achar. Com uma correção desse tipo, ensinamos também os demais amigos.

Tudo isso vai funcionar ainda melhor se você contar com o apoio da escola.

O papel da escola

Surpreendentemente, a escola tem uma participação importantíssima em nossa formação e em nossa personalidade. E é fundamental que ela esteja alinhada com os nossos valores e crenças. Mas, ela só vai conseguir preencher esse espaço na formação para  a vida, porém, se investir no desenvolvimento das habilidades socioemocionais de maneira estruturada.

Por meio dos jogos de raciocínio e dos métodos metacognitivos, as aulas do Programa MenteInovadora promove o desenvolvimento de habilidades:

  •  Sociais – cooperação, trabalho em equipe, atuação positiva dentro da regras, comunicação clara e coerente;
  • Emocionais – responsabilidade, confiança, autoavaliação, aprender a ganhar e a perder, lidar com o fracasso e com emoções positivas e negativas;
  • Éticas – respeito ao próximo, aceitação das diferenças, pensar no bem comum;
  • Cognitivas – planejar, tomar decisões, analisar e resolver problemas, pensar de forma criativa.

Assim, com as atividades do Mind Lab em Família, todos esses aprendizados ganham uma nova dimensão lúdica, com atividades para construirmos em casa e que vão nos guiar pelo caminho da aquisição do conhecimento.

É esse conjunto de habilidades, desenvolvidas pelo trabalho em equipe de todos os envolvidos, que vai nos preparar para a vida. E consequentemente, para o futuro. Qualquer que seja ele. 😉

2 Comentários. Deixe novo

  • Daniela Bortolan
    julho 20, 2020 13:31

    Escola e família, essa parceria sempre da certo.

    Responder
  • COARACI CORA OLIVEIRA DA CUNHA
    outubro 2, 2020 12:40

    O trabalho da escola em formar cidadãos, caracteriza-se em trabalho em equipe, entre professores funcionários , gestores, alunos e a família.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu