FIM DE FÉRIAS! Dicas para voltar ao ritmo

As férias acabaram… E agora? Retomar o ritmo de estudos na volta às aulas nem sempre é fácil. Por isso, com a ajuda dos métodos metacognitivos, trouxemos algumas dicas para encarar o semestre com todo o gás!

Nas primeiras semanas, é normal ter um pouco de preguiça, mas é importante se manter organizado e motivado, pois como qualquer outro hábito, retomar a rotina de estudos com foco não acontece do dia para a noite…

Dessa forma, com certa disciplina e nossas dicas, a leitura e o estudo podem se tornar um costume no dia a dia, fazendo com que essa rotina se torne tão essencial como escovar os dentes ou lavar as mãos.

Então… Bora para as dicas?

1 – Tenha paciência com você!

Primeiramente, não existe regra que determine o quão fácil (ou difícil) pode ser para uma pessoa retomar os estudos depois das férias. Nosso cérebro tem dificuldade em fazer grandes mudanças de uma hora para outra. Por isso, com a ajuda do método da escada, respeite o seu tempo e dê um passo de cada vez…

Nada de radicalismo, este método mostra que não é preciso simplesmente cortar a rotina que tinha das férias. O importante é subir um degrau de cada vez, estabelecendo o compromisso de estudar um pouquinho todos os dias.

2- Organize seus horários de estudo

Utilize o método do espelho para se conhecer melhor e entender o horário do dia que está mais produtivo.

O ponto de partida é prestar atenção nas aulas, mas além disso, é definir um horário do seu dia que está mais focado para criar a rotina de estudar, pesquisar e ler. Com o autoconhecimento é possível entender o seu melhor momento de aprender.

3. Comece pelo que você mais gosta

Recomeçar a rotina de estudos e de trabalhos pelas suas matérias favoritas pode facilitar muito a retomada do aprendizado.

Selecione todas a matérias que possui para estudar e coloque-as no método do filtro, a fim de extrair apenas as que mais gosta. O segredo é tornar as coisas mais fáceis até que o ritmo esteja restabelecido.

4. Foco no que precisa fazer. 

Não adie tarefas, trabalhos, leituras ou estudos! Sabe por que? Porque deixando para depois, elas parecem crescer e se tornar mais complexas.

Utilizando o método da filmadora, construa um roteiro e defina quais matérias é preciso estudar no dia. Após definir o que tem que ser estudado, terá uma visão clara do que é preciso fazer primeiro.

Por fim, crie o hábito de concluir este roteiro de estudo todos os dias.

5. Forme um grupo de estudos

Utilizando o método das aves migratórias podemos ver a importância do trabalho em equipe e refletir o valor de cada pessoa para a evolução no aprendizado. Então marque um grupo de estudos com seus amigos e defina um objetivo grupal, incluindo as dificuldades de cada um.

Assim, todos podem ensinar o que sabem, tirar dúvidas, se ajudar e aprender de uma maneira mais divertida, pois a melhor forma de entender um conteúdo é tendo que explicá-lo para outra pessoa.

Agora, com essas dicas, é possível voltar ao ritmo de estudos novinho em folha e com todo o gás.

E ai? Quer ficar atualizado com as melhores dicas? Então siga o nosso Instagram do Mindzup e não perca as novidades aqui no blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu