Luz, câmera… Redação!?

Estude atualidades para as provas de redação do Enem e dos Vestibulares assistindo a bons filmes.

Ok, já falei sobre redação… Mas o fato é que a data esta chegando e você precisa estudar atualidades para melhorar suas chances na redação do Enem e dos Vestibulares.

Estudar, estudar, estudar… Sua cabeça está fundindo com tanta leitura e estudo?

Então veja esta dica bacana para estudar de uma maneira diferente. Uma não, DEZ dicas! É isso mesmo. Confira dez filmes que podem ajudá-lo a aprender, estabelecer relações e contextualizar fatos históricos com acontecimentos recentes.

Prepare a pipoca e bom estudo!

  1. Cidade de Deus (2002) – Violência, favelas no Rio de Janeiro, tráfico de drogas… Quer tema mais atual em tempos de ocupação federal da Cidade Maravilhosa? Este filme, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, se transformou num clássico do cinema moderno brasileiro e pode te ajudar a entender questões como segregação social e espacial, violência urbana, favelização e ascensão do tráfico de drogas na sociedade brasileira – a partir da história da favela que deu nome ao filme. E o melhor de tudo, o filme é muito bom! Foi indicado ao Oscar em quatro categorias: Melhor diretor, Melhor roteiro adaptado, Melhor edição e Melhor fotografia.
  2. Olga (2004) – O filme sobre a história da militante comunista alemã que foi casada com Luis Carlos Prestes, fundador do Partido Comunista Brasileiro e figura importante da nossa história contemporânea, é uma boa pedida para entender um pouco mais sobre Nazismo e Segunda Guerra Mundial nestes tempos de recrudescimento da xenofobia e renascimento de movimentos facistas na Europa. Também é uma boa forma de aprender um pouco mais sobre Era Vargas e Intentona Comunista, temas constantes em redações de vestibulares.
  3. Mandela (2013) – Adivinhe quem comemoraria 100 anos de idade se estivesse vivo? Nelson Mandela! O maior líder da luta contra o racismo no mundo, liderou a resistência do povo sul-africano contra o regime do Apartheid nos anos 1960, 1970 e 1980. Esta cinebiografia conta a história da vida dele.
  4. Promessas de um novo mundo (2002) – O recente reconhecimento de Jerusalém com capital de Israel pelos Estados Unidos pode ser um gancho para a entrada do conflito árabe-israelense no rol de possíveis temas para redações, com todos os aspectos geopolíticos relacionados à região e que englobam as revoluções e guerras recentes em países vizinhos como Síria, Egito e Líbano. Este filme traz a questão pelo ponto de vista de crianças israelenses e palestinas que vivem na região.
  5. A Girl Like Her (sem título em português – 2015) – É um ótimo título para aprender sobre o bullying e o cyberbullying, esses fenômenos tão presentes no cotidiano de nossas escolas nos dias de hoje. O filme conta a história de duas garotas do ensino médio que, de melhores amigas, passam a piores inimigas. As consequências de atos e atitudes tanto de quem sofre quanto de quem pratica o bullying são retratadas de forma muito realista.
  6. A Outra História Americana (American History X, 1998) – Mais um título interessante para contextualizar o retorno dos movimentos neo-nazistas e que pregam a supremacia branca. É um título forte, com cenas cruas de violência, que conta a história de dois irmãos associados a movimentos que pregam o ódio racial. Quando um deles comete um assassinato e é preso, a visão dele se transforma e ele passa a lutar para evitar que seu irmão mais novo siga pelo mesmo caminho.
  7. Fake News: Baseado em Fatos Reais (2017) – Em ano eleitoral no Brasil, o fenômeno mundial das notícias falsas que são reproduzidas em velocidade pelas redes sociais ganha destaque. Neste documentário, André Fran, Felipe UFO e Rodrigo Cebrian viajam pelo mundo em busca de uma explicação para o fenômeno. Eles percorrem Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e chegam à pequena cidade de Veles, na Macedônia, considerada a capital mundial das notícias falsas.
  8. As Sufragistas (Suffragette, 2015)Entender um pouco mais sobre o início da luta política feminina por direitos elementares como o voto é um bom caminho para contextualizar o tema do feminismo neste momento de retorno do movimento pelo mundo. O filme conta a história do movimento sufragista que reivindicava o direito de voto para mulheres na Inglaterra no início do século 20.
  9. Batismo de Sangue (2007) – Este filme sobre a perseguição política, prisão e tortura de freis dominicanos que apoiavam movimentos de resistência à ditadura militar brasileira é uma ótima forma de aprender mais sobre esse período da história, que tem um marco completando 50 anos em 2018: a edição do Ato Institucional número 5, que fechou o Congresso, cerceou os direitos individuais, institui a censura à imprensa e mergulhou o país numa guerra suja de assassinatos, tortura e atentados.
  10. Apocalypse Now (1979) – O clássico do diretor Francis Ford Coppola é um filme obrigatório para quem quer construir uma visão multifacetada da loucura em torno da Guerra do Vietnã, um dos temas frequentes das redações dos vestibulares. Na trama, o capitão Willard faz uma viagem surreal pelas matas do Camboja com a missão de assassinar o coronel Kurtz, chefe das forças especiais, que aparentemente enlouqueceu e reuniu um exército próprio no coração da floresta tropical.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu