Não deixe a quarentena tomar conta do seu corpo!

É tempo de quarentena. Dias diferentes e difíceis. Uma rotina alterada. Para muitos, sem hora para acordar, com aulas a distância… todos em casa – ou pelo menos, a maioria. Alguns pais em home office. Crianças e adolescentes isolados dos amigos, em umas férias forçadas, fora de época, onde não podemos sair, ir ao shopping, viajar ou visitar parentes e amigos. Um ano diferente, que chegou com tudo, paralisando e mostrando o que realmente importa: a vida e a família!

O momento de isolamento nos convida a ficar parados, sentados e deitados, muitas vezes com o excesso de tempo, gerando comportamentos que interferem na nossa saúde, como o estresse causado por desentendimentos familiares, ou por simplesmente ser obrigado a ficar em casa. Outro comportamento é a compulsão por alimentos, muitas vezes por aqueles que não são saudáveis. O tédio, muitas vezes, é revertido em “fome” e ficamos comendo mais do que o necessário.

E nada melhor do que ficar sentado jogando no celular, tablet ou no videogame. Não é mesmo? Não!

Além das escolas, outras coisas não podem parar. O seu exercício físico é um deles, pois suas aulas de educação física e extracurriculares também tiveram que parar. Precisamos movimentar o corpo. A atividade física, além de ser boa para a saúde, é essencial para manter a paz e equilíbrio nestes dias de quarentena, que parecem não estar próximos do fim.

É importante nos mantermos em movimento, pois o nosso corpo foi feito para isso!

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a recomendação é de 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, o que corresponde a um pouco mais de 20 minutos por dia de atividades.

E aqui vão algumas dicas do que você pode fazer para deixar a preguiça de lado e colocar o corpo em movimento:

  • Primeiro de tudo, procure um lugar na sua casa para realizar as atividades. Cuidado com chão escorregadio, móveis e objetos.
  • Avise seus pais sobre o que você pretende fazer.  Se precisar mover cadeiras ou subir em sofás, tudo precisa ser feito de maneira segura.
  • Coloque uma playlist de músicas animadas que você gosta e deixe a música fluir, cante, dance livremente e divirta-se.
  • Está permitido todo tipo de movimento, dança, salto, cambalhotas, alongamentos.
  • Suba e desça escadas.
  • Pule corda (se tiver espaço suficiente para isso).
  • Monte circuitos de obstáculos pela casa: crie uma pista de obstáculos divertida que inclua vários movimentos (pular, engatinhar, andar em uma linha com um pé, ziguezague etc.). Para criar a rota, você pode usar bambolês para pular; fita adesiva para formar linhas de várias formas para andar de maneiras diferentes; travesseiros para pular; fio esticado entre dois objetos (por exemplo, cadeiras) para rastejar; cobertores ou tapetes para rolar e copos ou garrafas de plástico como obstáculos para criar um caminho em zigue-zague.
  • Se você praticava algum esporte antes da quarentena, realize alguns movimentos que seu professor passava, como alongamentos e atividades de movimentação.
  • Invente maneiras diferentes de jogar algum esporte. Basquete, por exemplo. Você pode criar uma cesta em casa e jogar com uma bola macia. Utilize cestos de roupa, que você pode colocar no chão ou pendurar na maçaneta da porta. Podem ser usadas folhas de jornal, brinquedos fofinhos ou meias enroladas para criar as bolas. Para tornar o jogo mais emocionante, defina um tempo, por exemplo, dois minutos para fazer o maior número possível de cestas.
  • Salto em distância: faça 5 a 10 linhas com a fita crepe, cada uma a cerca de 20 cm de distância. A partir da primeira linha, comece a pular para ver quantas tiras são cruzadas. Você também pode utilizar uma fita métrica para medir a distância do seu salto. E, depois, tentar bater seu próprio recorde.
  • Faça uma chamada de vídeo com seus colegas e realizem juntos os exercícios físicos.
  • Aproveite a internet para assistir alguns vídeos de dança ou de exercícios para crianças e jovens.

Ative seu corpo! Ele é sua maior arma contra o Covid-19. A atividade física ajuda no sistema imunológico do organismo e o protege.

Chame seus familiares. Coloque todo mundo para se movimentar!!

4 Comentários. Deixe novo

  • Andrea Lucia Figueiredo Oliveira
    maio 29, 2020 04:20

    Amei as dicas para exercitar em casa, pois é muito importante para a nossa saúde desenvolver práticas saudáveis. Podemos realizar com a família e tornar esse momento prazeroso, ouvindo uma música agradável e não esquecer de tomar água durante os intervalos.

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  • Daniela Broio Bortolan
    junho 16, 2020 14:31

    Me senti motivada em praticar uma atividade física. realmente ficar em casa, mesmo que trabalhando ativamente, o movimentar se fica sempre para depois. Vou convidar os filhos para nos aventurarmos nessas valiosas dicas.

    Responder
  • Eliane Carvalho de Sousa
    junho 17, 2020 16:30

    Maravilhosa as dicas,pois tá difícil ficar em casa sem fazer nada só engordando.

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  • Eliane Carvalho de Sousa
    junho 17, 2020 16:31

    Muito bom ter dicas de atividades pra fazer em casa

    Responder

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