Navegar (na Internet) é preciso!

E quanto mais preciso você for na utilização dessa ferramenta, melhor será a sua rotina de estudos.

Houve tempo em que o protagonista dessa pergunta era a televisão. Hoje, no mundo das múltiplas telas, a questão foi reformulada para incluir um novo elemento: Afinal, a internet ajuda ou atrapalha quem está se preparando para o Enem e os vestibulares?

Não é uma pergunta tão simples quanto pode parecer à primeira vista, pois a resposta muda, dependendo de quem responde.

Para ajudá-lo a encontrar a sua resposta, vamos colocar em prática Método do Detetive, que você já conhece do Programa MenteInovadora.

Nele, elaboramos perguntas-chaves que nos ajudam a elucidar problemas. Pronto para começar? Então vamos à primeira pergunta.

Para que serve a Internet?

A Internet é uma excelente ferramenta de trabalho utilizada por profissionais e estudantes para:

  1. Comunicação – por e-mail e por meio das mais diversas redes sociais;
  2. Pesquisa e acesso a conteúdos – disponíveis em variados formatos, como texto, áudio (podcasts) e vídeos;
  3. Manter-se atualizado – por meio dos diversos sites de notícias e redes sociais;
  4. Conectar-se aos amigos – especialmente por meio dos aplicativos de comunicação instantânea e as redes sociais; e
  5. Diversão – Shows, música, jogos, filmes, vídeos no YouTube, livros digitais, etc.

Como você pode ver pelas utilidades, a Internet tem enorme potencial para ajudar quem está estudando, pois permite que você acesse conteúdos on-line, faça pesquisas, mantenha-se informado para a redação do Enem e até se conecte com seus amigos para tirar dúvidas.

Então ela ajuda? Vai depender da sua resposta para a próxima pergunta.

Como você usa a internet?

Aqui você pode lançar mão de outro Método do Programa MenteInovadora: o do Espelho. Reflita com honestidade e responda: como você usa a internet no seu dia-a-dia?

Se você tem a impressão de que faz um uso comedido e consciente, então está no caminho certo para ter a Internet como aliada. Se você, porém, tem a sensação de passar tempo demais no WhatsApp, conferindo os Stories dos amigos ou assistindo a vídeos no YouTube sem nenhuma relação com os estudos, então no seu caso a Internet pode ser uma inimiga, porque vai tomar tempo precioso dos estudos para nada.

Você não tem certeza sobre como, exatamente, usa a internet? Alguns modelos de smartphones lhe dão relatórios do tempo que você gasta na frente da tela todas as semanas, e como esse tempo está distribuído entre os diversos aplicativos. Vale a pena dar uma conferida nisso. E então partir para próxima pergunta.

Como transformar a Internet numa aliada dos estudos?

A melhor forma de usar a Internet a seu favor enquanto estuda é criar regras para a utilização. Afinal, estudo exige concentração e foco e a Internet, com suas múltiplas atrações variadas, pode acabar com seu poder de concentração.

Faça um plano com uma rotina de estudos em que você contemple intervalos para pesquisar na internet, tirar dúvidas com professores e colegas via WhatsApp, assistir a videoaulas e se informar das notícias que estão rolando no Brasil e no Mundo.

Determine quanto tempo você vai dedicar a cada tarefa dessas e seja disciplinado para não cair na tentação de começar a trocar mensagens com amigos sobre assuntos não relacionados aos estudos, para assistir a vídeos ou para jogar.

Para essas atividades de lazer, você pode reservar um tempo no final do dia, ou no final de semana – afinal, divertir-se também é importante durante a maratona de estudos.

E que tal divertir-se enquanto aprende ao mesmo tempo?

O Mindzup é o maior aliado que você pode encontrar para estudar e aprender enquanto se diverte. Com sua plataforma gamificada, ele permite que você enfrente missões diárias com questões oficiais do Enem. E o seu desempenho vai gerando relatórios que o ajudam a identificar em que áreas está mais afiado, e onde precisa melhorar, para montar um plano de estudos mais focado.

Além disso, você pode fazer simulados do ENEM para ir treinando e se acostumando com a estrutura da prova, os tipos de questões e os conteúdos. E tudo vai sendo sistematizado em seus relatórios de desempenho que o ajudarão a determinar os conteúdos em que precisa melhorar seu desempenho.

Visite agora mesmo o Mindzup e descubra todas as possibilidades que o aguardam.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu