Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil…

A princípio, você sabe cantar o nosso Hino Nacional Brasileiro? De fato, ele é um dos quatro principais símbolos oficiais da nossa República Federativa do Brasil. Os outros são a Bandeira Nacional, o Brasão da República e o Selo Nacional.

No dia 7 de setembro comemoramos a Independência do Brasil, e para aquecer ainda mais o nosso orgulho e paixão pelo nosso país, compartilhamos várias atividades e curiosidades. Para você que ainda não viajou, por conta da pandemia, saiba que agora você irá, mas é claro que não fisicamente! 😊

Você é patriota?

Ser patriota é amar o seu país e com o lema “Ordem e Progresso”, estampado em nossa bandeira, evidencia o valor e o objetivo que nós brasileiros abraçamos com prioridade. O orgulho nacional é para o país o que a auto-estima é para nós.

Dessa forma, isso deve ser conquistado por todos nós, como cidadãos, ao acesso a uma educação de boa qualidade, emprego, vida digna, e nutrir esse sentimento de pertencimento. Não apenas nas temporadas de Copa do Mundo ou Olimpíadas. Por isso, devemos amar nossa terra natal, nossos costumes, símbolos e ancestrais. Somados aos elementos tangíveis (terra, água, ar, clima, paisagem, fauna, flora) e intangíveis (respeito, amor e identidade).

Com toda a certeza, hoje, agradecer é a palavra mais importante por conta desse momento difícil que atravessamos. Ou seja, agradecer aos nossos profissionais que estão na linha de frente, como os médicos, enfermeiros e todos os outros profissionais que estão se esforçando como nunca e merecem nosso reconhecimento. 👏👏👏

Turismo em casa!

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro”

Esse trecho da música Paratodos de Chico Buarque, retrata muito bem nossa diversidade, pluralidade e história rica em nosso país. Assim, que tal conhecer cidades históricas, patrimônios culturais e obras de arte, sem sair de casa? Chame os amigos e toda a sua família!

1 – Museu do Ipiranga: Localizado no Parque da Independência em São Paulo, é famoso pelo Grito do Ipiranga e está repleto de atividades, como por exemplo, Tour Virtual 3D pelos Jardins e Exposições do Museu, além de Filtros de Instagram Incríveis para se transformar em Dom Pedro I, Imperatriz Leopoldina, Tiradentes, Maria Quitéria e “A Baiana”. Acesse aqui.

2 – Cidades históricas de Minas Gerais: palco da Inconfidência Mineira, pelo famoso Tiradentes, conheça também a história do ouro e a exploração da região visitando as principais cidades e apreciar as artes barrocas. Acesse aqui.

3 – Museu Imperial: Residência predileta do imperador D. Pedro II, localizado em Petrópolis/RJ, possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro. Acesse aqui.

Outros famosos museus do Brasil estão disponíveis aqui.

Por certo, aproveite também para perguntar aos seus pais e avós, quais desses locais eles já conheceram? Peça também para que eles apresentem alguma praça ou ponto histórico em sua cidade e compartilhe conosco! Em seguida marque o nosso Instagram @mindzup.

Bom passeio!

1 Comentário. Deixe novo

  • COARACI CORA OLIVEIRA DA CUNHA
    outubro 2, 2020 11:29

    Respeitar a nossa pátria amada! O melhor a fazer para os nossos alunos e para nós mesmo é fortalecer a nossa cultura, procurar saber da criação de nossa pátria, pesquisar…e essa atitude está pautada nas visitas ao museu, à bibliotecas e etc. Atualmente, é ideal seria se já estivessem implantados na tecnologia, a tecnologia é uma mudança que deve beneficiar o antigo também, principalmente para beneficiar o antigo, aquele ser , que sem condição de sair de casa, possa fazer essa visita online, falo assim, prensando na pandemia, e nos idosos, que não tem condição de sair de casa muitas vezes.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu