Gerenciando o seu tempo nos estudos…

Para ajudar todos os alunos que pediram ajuda no plano de estudos enviado na semana passada, preparei este material para auxiliar no gerenciamento do seu tempo.
Quantas horas eu estudo ou deveria estudar por dia?
A resposta certa é: depende! Quanto tempo livre você tem? Como é a sua rotina? Não esqueça das horas para o compromissos pessoais, pausas para almoço, jantar e as pausas entre os estudos. Para saber como você está, a melhor saída é fazer Simulados calibrados e descobrir quanto tiraria hoje, além de como está evoluindo ao longo dos meses de estudos. Com base nisso, decida se deve puxar mais ou menos o seu plano.

Mas e se eu não tenho tempo para estudar, como faço?

Você tem 1h, 5h, 30h por semana, não importa! Seja organizado, planeje a sua semana, aproveite todo o tempo que tiver e deixe um tempinho livre para não pirar, lógico! ?

Comece gradualmente, algumas horas por semana, depois vá aumentando dentro das suas possibilidades. Não esqueça da qualidade do estudo, ok? Mais vale estudar no sábado e no domingo com bastante foco e atenção, do que 1h por dia da semana, cansado, em um horário que não é o melhor pra você.

Como fixar os conteúdos do meu plano de estudo?

Exercícios! Teste o seus conhecimentos, pratique, pratique, pratique…

Já concluiu suas Missões Diárias hoje?

Outra dica legal é explicar o assunto para alguém! Quando estudamos alguma coisa e nos esforçamos para explicar para um amigo, por exemplo, conectamos as ideias e as reforçamos na cabeça. Que tal experimentar um grupo de estudos e/ou revisão com os amigos mais dedicados?

Como ter motivação nos estudos?

Parece brincadeira, mas não é!
Estar em dia com o seu cronograma de estudos vai dar uma grande satisfação e motivação para continuar. Faça listas de tarefa e risque elas ao longo da semana! Tirar pendências da frente e saber que cumpriu com suas metas da semana é muito bom.

Como controlar o nervosismo e a ansiedade?

O nervosismo antes da prova quase sempre é ansiedade. Ela é a responsável por deixar a gente nervoso, com dificuldade de concentração e até ao tão temido “branco”! Para superar este problema não deixe de praticar atividades físicas, elas ajudam bastante a relaxar e a manter a concentração e, claro, treine bastante, faça simulados, vá se preparando ao longo do ano para o grande dia. Isso vai ajudar bastante a você se sentir mais seguro e confiante.

E aí, partiu plano de estudo ENEM??

 

Ficou alguma dúvida ainda? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco pelo nosso chat AJUDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu