Por que você deve ser organizado?
Não é apenas uma questão de chatice de adulto. Organização é uma qualidade que, além de ajudá-lo a se sobressair nos momentos decisivos da vida, pode transformá-lo num líder
Hoje, pode parecer uma cobrança sem a menor importância, uma desculpa de seus pais para pegar no seu pé com a bagunça no quarto, nos brinquedos e jogos, roupas e material de estudo.
Mas você acha que alguém gosta de parecer uma pessoa chata?
Claro que não! Se eles estão cobrando, é porque tentam te ensinar algo muito importante para o seu futuro: a habilidade de ser organizado!
E por que organização é importante? Porque ela é uma qualidade básica de todos os líderes, seja na vida pessoal, na social e, principalmente, na vida profissional.
Confira nossas dicas, aprenda a ser mais organizado, e se torne você também um líder.
- Transforme a organização em hábito – Dá uma preguiça só de olhar aquele quarto todo zoneado? Mas aqui vem a boa notícia: se você se acostumar a manter tudo arrumado, nunca mais vai ter que olhar para aquela zona e, principalmente, gastar uma tarde inteira colocando tudo no lugar. Cinco minutos por dia serão suficientes para manter o espaço organizado.
Use o Método Metacognitivo da Escada, do Programa MenteInovadora, para criar uma rotina de organização. Basta determinar cada passo que você precisa para ter o quarto sempre em ordem e colocar em prática.
- Aplique o hábito a outros campos da vida – Uma vez que você se acostumou a ser organizado diariamente no quarto, tente aplicar esse hábito a outras frentes, como os estudos. Que tal montar planos de estudo, por exemplo? Esse aprendizado será muito útil quando você chegar à idade de enfrentar os vestibulares. Então, pode começar praticando desde já.
Use o Método da Filmadora, que lhe permite visualizar quais conteúdos você quer aprender em uma determinada matéria e, a partir daí, organize os pensamentos e as ações necessárias para chegar a esse objetivo. Quer dicas bem práticas sobre como montar um plano de estudos? Então leia este outro post nosso.
- Espalhe essa ideia entre os amigos – Já reparou como as pessoas organizadas sempre lideram o grupo, seja no trabalho coletivo da escola, seja no rolê de fim de semana? O líder é sempre aquele que pensa na frente dos outros, organizando o que cada um deve fazer para o sucesso de todos e do evento.
Use o Método das Aves Migratórias, que pode ajudá-lo a trabalhar em equipe em um clima de cooperação e harmonia, para organizar a execução de tarefas individuais entre os amigos, num trabalho de escola, por exemplo.
E aí, convencido de que organização é importante? Ainda não? Então pense da seguinte maneira: quanto mais organizado você for, mais tempo terá para curtir a parte boa da vida. Faça um teste. Você vai ver como sobra tempo só para se divertir.
5 Comentários. Deixe novo
Concordo plenamente! É muito importante ser organizado para, também na vida, ser e poder tomar as decisões que se fazem necessárias ao momento.
Organização é fundamental em todas as etapas de nossas vidas!
Acredito que a organização é fundamental, pois facilita planejar e realizar melhor tudo a que nos propomos.
Organização é fundamental em todas as fases da vida,uma pessoa organizada é uma pessoa mais feliz.
Porquê além de fazer bem ao nosso espirito, é um fechamento, no campo psicológico! Quando você está desarmonizado, é por esse motivo, você está desorganizado! E para o seu bem estar, deve ser usado o método do semáfaro, deve para, pensar e agir.