Pratique o autoconhecimento com o Método do Espelho!

Todo réveillon, a história se repete. Traçamos novas metas para o ano que chega, fazemos promessas de mudanças… Espera aí, nós ainda estamos em junho! Por que esse papo de réveillon agora?

É exatamente esse o ponto. Afinal, você não precisa esperar o final do ano, se vestir de branco para traçar planos e reavaliar rumos.

O meio do ano é um excelente momento para fazer uma reavaliação do quanto você caminhou até agora, o que falta conquistar, e redesenhar suas estratégias para atingir seus objetivos.

Como fazer isso? Nós, da Mind Lab, gostamos muito de utilizar um método metacognitivo chamado Método do Espelho.

O que é o Método do Espelho?

Os métodos metacognitivos têm a função de nos ajudar a estruturar nossos pensamentos e ações por meio da reflexão.

Eles são muito importantes para que os alunos, que participam do Programa MenteInovadora possam também aplicar, em todas as situações do dia a dia, aquilo que aprendem em sala de aula.

O Método do Espelho, especificamente, tem o objetivo de nos fazer olhar para nós mesmos agora, no presente.

Livres das fantasias do passado e das expectativas do futuro, ganhamos a possibilidade de admitir nossos fracassos, comemorar nossos êxitos, e refletir sobre a maneira como agimos diante de cada situação.

Parece simples demais? Pois saiba que esse exercício, quando transformado em hábito, tem o poder de promover mudanças estruturais internas profundas.

Comece pelos êxitos

Ok, nada o impede de começar também pelos tropeços. A escolha é sua. Começando pelos êxitos, porém, você ganha uma oportunidade de tirar da lista tudo aquilo que já conquistou de uma maneira prazerosa. Afinal, você bateu suas metas!

Faça, então, a lista de sucessos do ano. E reflita: O que você fez para atingir aqueles objetivos? Onde acertou? Quais foram os momentos de virada? Qual decisão acertada o levou ao sucesso? Por que e como você tomou aquela decisão?

Entender seus mecanismos internos de funcionamento é importante para reforçar práticas positivas do seu comportamento que podem ser ativadas em situações futuras. Assim, anote numa folha seus padrões positivos de comportamento. Eles serão importantes ao longo do processo.

Você tem pouco tempo disponível e sucessos demais para analisar? Que boa notícia. Você pode destinar apenas 5 minutos por dia para analisar um caso de cada vez. Ou pode escolher as três ou quatro situações que foram mais desafiadoras para usar como objetos de análise.

Saboreie bem suas conquistas, porque na próxima semana, virão os desejos não realizados. Até lá! 😊

4 Comentários. Deixe novo

  • Cheila Francett Bezerra Silva de Vasconcelos
    junho 16, 2020 15:58

    Estou realizando as transformações aos poucos… Mudanças de posturas, problemas têm solução.

    Responder
  • Lúcia Figueiredo Oliveira
    junho 23, 2020 21:13

    Gostei do método, é importante praticar, olhar para dentro de nós mesmos.

    Responder
  • Lúcia Figueiredo Oliveira
    junho 23, 2020 21:15

    Gostei do método, é importante praticar, refletir sobre nós e se permitir sentir as emoções.

    Responder
  • Este método nos ajuda muito, pq parece ser simples, porém não é, afinal parar e refletir sobre nós, não é algo tão fácil assim!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu