Domine os principais tipos de redação

Confira estas dicas para arrasar em sua redação na escola e ainda dominar um dos maiores fantasmas dos vestibulares e do Enem

Para muita gente a redação é sempre um fator de ansiedade. Afinal, a nota dela, tanto nos vestibulares quanto no Enem, tem um peso grande. A boa notícia é que você pode praticá-la, em suas diversas apresentações, durante todo o Ensino Médio, tornando suas notas melhores na escola e melhorando sua habilidade na escrita.

O primeiro passo é começar entendendo e dominando os principais tipos de redação. Vamos a eles?

Dissertação

Tipo mais temido pelos jovens, por ser o que se pede nos vestibulares e no Enem, a dissertação se caracteriza pela exposição de ideias, argumentos e pontos de vista do autor. Trata-se, portanto, de um texto argumentativo sobre o tema proposto, no qual se espera que você finalize colocando a sua opinião.

Sua estrutura básica se divide em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Aliás, quer se aprofundar mais nestas três divisões? Confira aqui nosso post sobre a Regra de ouro para a sua redação.

Descrição

Nesta modalidade, o autor fará um relato ou uma exposição de objetos, pessoas, lugares ou acontecimentos. A narração deve ser bem detalhada e o autor deve oferecer uma impressão sobre o que está sendo descrito.

Ela deve ser sempre objetiva? Não necessariamente. Numa descrição objetiva, você deve ser direto e se referir ao que está sendo descrito de forma simples e concreta, preferencialmente deixando de lado os adjetivos. Mas também é possível fazer uma descrição subjetiva, onde o autor coloca no texto sua emoção em relação ao que está sendo descrito.

Narração

O terceiro tipo mais comum de redação é aquele em que o autor narra uma história, ou um acontecimento, porque ela precisa ter personagens, tempo, espaço e um enredo.

E, claro, um narrador, que pode ser um personagem (quando a história é contada em 1ª pessoa) ou um observador (narração em 3ª pessoa). Há também a figura do narrador onisciente, que pode estar em ambas as posições, e que é aquele que conhece os personagens, seus sentimentos e emoções.

Mas como escrever redações melhores?

Agora que você já sabe mais sobre os três principais tipos de redação, vamos a duas características muito importantes para melhorar suas notas nos textos que produz.

Aliás, nenhuma redação vai longe na nota se não observar duas regras de ouro: coerência e coesão.

Coerência

É a relação lógica entre as ideias da sua redação, que devem se complementar e não se contradizer. Por exemplo, se você está sustentando que a democracia é o melhor regime de governo, não cabe nessa mesma redação um elogio à censura da imprensa, uma vez que a liberdade de opinião é um dos pilares do sistema democrático.

Uma redação com boa coerência deve evitar três armadilhas básicas:

  1. Contradições – como já foi explicado no exemplo acima, as ideias devem se complementar e reforçar o argumento que está sendo defendido.
  2. Tautologia – ou seja, da repetição excessiva de palavras ou ideias, o que empobrece a qualidade do texto. Uma forma fácil de evitá-la é fazer uma busca, depois do texto pronto, por palavras mais comuns. Tente eliminar as repetições. Pois quase sempre é possível excluir a palavra repetida. Se não for possível, você pode substituí-la por sinônimos.
  3. Relevância – por melhor que seja uma história ou exemplo, se ele não estiver conectado ao sentido geral do texto, descarte-o. Aliás, textos não relacionados numa mesma redação diminuem sua nota.

Coesão

Trata-se da utilização correta dos conectivos ao longo do texto. Sem eles, sua redação pode se transformar num novelo de frases e parágrafos soltos e desconexos, sem qualquer harmonia entre si. Isso, porque, são os elementos coesivos que fazem essas conexões são:

  • Conjunções
  • Preposições
  • Advérbios
  • Pronomes

Quer saber um pouco mais sobre recursos coesivos? Leia este outro post sobre como fazer a redação Nota 1000 no Enem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu