Traga a Matemática para a vida real.

Você já se deu conta que está craque e já sabe utilizar alguns dos nossos Métodos Metacognitivos do Programa MenteInovadora? Como por exemplo o Espelho, a Escada e a Filmadora, apresentados nos posts anteriores. É hora de colocar na cabeça que a matemática é fácil! Isso mesmo! Escreva isso nos teus cadernos, em todos os locais possíveis.

Sabe o porquê? Pois eu te digo: Se em algum momento alguém te contou ou você escutou que a matemática é uma matéria difícil ou complicada, muito provável que esse seja o problema para a sua dificuldade hoje em dia.

Se você acreditar que ela não é complicada, e escrever que ela é fácil, aos poucos, verá que não terá mais tantas dificuldades com a matemática. E isso vale também para outras matérias, mas hoje focaremos nessa.

Afinal, alguma vez você já se questionou por que algumas pessoas aprendem tão rápido? Pois saiba que um dos principais fatores para o sucesso é não se preocupar com os erros. Sim, as pessoas precisam não temer errar e não ligar para o que os outros vão pensar ou falar delas. Não podemos ter vergonha de perguntar, investigar e explorar ao máximo algo que estamos gostando de aprender.

Um dos fatores que contribui para aumentar a dificuldade de muitas pessoas, seja ela criança, jovem ou adulta, com a matemática é a crença de que ela está dissociada da vida real. E isso não é verdade.

Veja só na prática!

A matemática está presente em todos os momentos da nossa vida. No cálculo do troco no supermercado, na adequação de frações em uma receita de bolo, na medição de móveis dentro da sua casa e tempo percorrido numa viagem… As possibilidades, assim como os números, são infinitas!

Então, aproveite todas as oportunidades que surgirem para estimular o raciocínio matemático em você e mostrar como os conteúdos que parecem tão difíceis no livro pode ganhar uma nova dimensão ao serem aplicados à vida real.

Que tal explorar a matemática, começando por sua história? Ela é super antiga e rica de personagens, histórias interessantes e de fácil assimilação em sua trajetória. Pesquise sobre como foram criados alguns conceitos, termos e teoremas, inclusive as fórmulas.

Há muitos livros, vídeos e posts sobre diversos temas. Sugiro os livros 30 Conceitos Essenciais Para Crianças Matemática, se você está iniciando ou A Matemática Através dos Tempos, para os mais avançados.

Além disso, e o melhor, é que para buscar estímulos ao raciocínio matemático, os jogos podem ser de grande ajuda. Por isso, fiquem ligados, que na próxima semana terei grandes surpresas para engajá-los ainda mais. Aguarde!

Você já conhece o nosso Instagram? Siga nosso perfil @mindzup!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu