Você está preparado para a volta às aulas?

Com o fim das férias, é hora de pensar no retorno à escola. Esse período de transição nem sempre é fácil, é preciso se readaptar a rotina e iniciar um novo ciclo estudantil.

Para evitar momentos de ansiedade o ideal é começar a se planejar, evitando que a volta às aulas te pegue de surpresa. Por isso, com a ajuda do método metacognitivo Escada, hoje vou trazer algumas dicas para tornar esse momento mais leve e prazeroso.

Com esse método você vai entender a importância de estabelecer uma sequência de ações para alcançar os seu objetivos, que no caso é ter uma ótima voltas às aulas. E além disso, vai entender os passos principais, ou melhor, quais degraus você tem que subir, para estar preparado para este início do ano estudantil.

Vem comigo mindzuper!

1º degrau – Renove o material do seu jeitinho

O primeiro passo para ter sucesso no retorno às aulas é a organização. Uma das formas de se manter mais estimulado para esse início é organizar e renovar os materiais escolares. Portanto, aproveite os últimos dias de férias para colocar seu material em ordem. Tire um tempo para ver o que você tinha e doe aquilo que não irá mais precisar. Além disso, para deixar o material escolar a sua cara, que tal você mesmo decorá-lo? Faça um DIY nas capas de seu caderno, com desenhos, colagens ou o que você tiver na sua imaginação, tenho certeza que vai ficar incrível.

Por fim, reponha apenas o que for necessário e deixe tudo pronto para o dia da volta. Além da organização, que é fundamental nos estudos, você vai se sentir renovado e pronto para começar mais um ciclo. Ah e se a sua volta às aulas for presencial, não se esqueça que ainda estamos em pandemia, então coloque na mochila uma máscara reserva e leve álcool gel para se higienizar corretamente.

2º degrau – Cuide da sua alimentação

Bom, agora que passamos pelo primeiro degrau, o segundo passo é cuidar da sua alimentação. Você sabia que ter uma alimentação balanceada pode te ajudar a trabalhar habilidades socioemocionais como autocontrole, foco, disposição e concentração?

Pois é mindzuper, estudar exige muita disposição e você pode alcançar essa energia comendo frutas, legumes e alimentos mais saudáveis, pois além da sensação de saciedade isso vai te trazer mais ânimo para a execução de todas as suas tarefas.

Claro que não tem problema você comer algum alimento rico em açúcar, mas lembre-se de não exagerar, pois doces e frituras causam sono e indisposição.

3º degrau – Tenha uma boa noite de sono

Vimos que a alimentação é extremamente importante para você voltar às aulas com foco e disposição, mas além disso, não podemos esquecer que uma boa noite de sono faz toda a diferença.

Pensando nisso, não se desespere mindzuper, é comum que os horários fiquem bagunçados durante as férias. Por isso, antes mesmo das férias acabarem, procure voltar, aos poucos, a rotina que você tinha.

Tente dormir mais cedo e também acordar mais cedo, e faça isso de forma gradual, de pouco em pouco. Assim, ao passar dos dias o seu corpo começará a se adaptar com essa nova rotina de horários. Uma rotina de sono adequada, além de fazer muito bem a saúde, auxilia diretamente no seu processo de aprendizagem e memorização.

4º degrau – Construa uma rotina

Já que falamos da importância de ter horários para dormir e acordar, o 4º degrau não poderia ser diferente, inicie novamente a sua rotina mindzuper. Criar hábitos e seguí-los todos os dias vai te ajudar a ter mais organização e controle em todas as suas tarefas.

Então, ainda durante as férias, construa a sua rotina de volta às aulas. Além de organizar os seu horários de sono, planeje os horários do dia que você vai usar para assistir as aulas, almoçar, estudar, realizar as lições de casa e não esqueça de separar um horário do dia para seu lazer. Isso te trará mais motivação para seguir essa rotina todos os dias.

6º degrau – Seja Positivo

O sexto e último degrau, será importante para você se manter ainda mais motivado! Pessoas que conseguem encontrar o lado bom das situações, além de se tornarem melhores companhias, estão mais próximas de conquistar seus objetivos.

Por isso, ao voltar às aulas, não pense que isso pode ser desanimador e perceba esse momento como uma oportunidade de rever seus amigos, compartilhar histórias, experiências e, principalmente, aprender mais e desenvolver o seu potencial.

Bom mindzuper, toda caminhada começa com um primeiro passo, ou seja, o 1º degrau. Portanto, siga essas dicas passo a passo, por meio de uma sequência correta de ações. Com a ajuda do Método Escada, perceba que cada degrau percorrido implica em um avanço significativo para você voltar às aulas com foco total.

Espero que tenha gostado das dicas e aproveite também para nos seguir no Instagram @mindzup e ficar por dentro de todas as novidades.

Bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu