Você sabe quem está olhando o seu Snapchat?

Redes sociais são demais, não é mesmo? Mas, quando você posta algo, o mundo todo fica sabendo da sua vida. Por isso, é preciso saber usá-las com consciência

Fotos e mais fotos, em todo tipo de pose. Com os melhores amigos, com namorados e namoradas, em baladinhas da galera, selfies na praia… O mundo das redes sociais é uma grande festa!

Mas você já parou para pensar em que está te observando? Será que tudo o que você publica, deveria mesmo estar na internet, aberto ao olhar de gente que você nem conhece?

O excesso de exposição pode ter consequências que você nem imagina. E pode pesar contra você no futuro, numa seleção de emprego, por exemplo. Por isso, é preciso pensar muito no que você vai postar.

Confira 5 cuidados que você deve tomar, siga nossas dicas de segurança, e aproveite ainda mais as suas redes virtuais de amigos!

Quem são seus amigos?

É comum, quando você abre uma conta, que pessoas desconhecidas peçam amizade. Se você não tem ideia de quem é a pessoa, não aceite. Se ela tiver amigos em comum com você, pergunte a esses amigos de onde a conhecem.

Dica de segurança: Aceite apenas pedidos de amizade de pessoas que você conhece pessoalmente.

Por onde você anda?

Será que é tão importante assim publicar fotos e informações sobre todos os locais que você frequenta? Tudo bem, você quer colocar uma foto no Instagram com sua ou seu melhor amiga ou amigo, naquela hamburgueria badalada, já entendi. Mas então, não dê detalhes sobre a localização exata. Tirando os seus pais, ninguém mais precisa saber por onde você anda.

Dica de segurança: Desmarque a localização automática das postagens nas suas contas das redes sociais.

O que você veste?

Preste atenção às roupas que você usa quando publica selfies, ou quando se deixa fotografar por amigos. Infelizmente, tem muita gente mal intencionada por aí, que pode acabar usando sua foto de maneira errada. Portanto, nada de fotos em roupas íntimas, e pense muito antes de publicar imagens suas usando biquíni ou sunga, por exemplo.

Dica de segurança: Antes de publicar qualquer foto, use o Método do Semáforo do Programa MenteInovadora. Pare, pense se aquela foto realmente precisa estar na rede, e só então decida se vai realmente publicá-la.

Qual a sua senha?

Bem, nem precisamos falar nada sobre este ponto, certo? Senhas são tão pessoais que devem ser guardadas junto com os seus maiores segredos. E não estamos falando apenas de senhas de banco. As das suas contas na internet também são importantes, porque alguém pode usar suas redes de maneira indevida.

Dica de segurança: Jamais revele suas senhas, nem mesmo àquela pessoa que você considera sua ou seu maior amiga ou amigo na Terra!

Nada de brigas!

Desentendimentos acontecem. Mas as redes não são o lugar para resolver disputas – e isso se estende ao WhatsApp. Discussões e bate-bocas públicos pela internet só expõem a sua vida privada desnecessariamente.

Dica de segurança: Resolva as diferenças com seus amigos em encontros presenciais. Conversando pessoalmente, a gente sempre se entende e resolve melhor as brigas.

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu