A importância da natureza para o nosso equilíbrio

Você sabia que ter mais contato com a natureza, pode te ajudar a desenvolver habilidades importantes para a vida? E também para o nosso equilíbrio emocional! No Dia da Natureza, também é celebrado o Dia dos Animais. Por isso, nada melhor do que dar destaque a esses importantes temas neste post.

Comemorado no dia 4 de outubro, e com o objetivo de refletirmos sobre nossa relação com o meio ambiente. Como está nosso compromisso com o planeta Terra? Sabemos valorizar e protegemos os seres que habitam o nosso meio ambiente? A saber, que as consequência dos nossos atos, podem ser vistos com a escassez de água e uso inadequado dos recursos que a natureza nos oferece.

Assim também, nosso ar, cada vez mais poluído, constantes queimadas nas florestas, os lixos espalhados pelas ruas, águas e mares. Esses são exemplos dos impactos negativos que nossas atitudes desencadeiam. A natureza já não consegue absorver todos os resíduos produzidos por nós seres humanos. Então, que tal refletir sobre a sua influência em nosso meio ambiente? O que tem feito para ajudar a natureza?

Saiba que estar em conexão com a natureza e os animais, além de trazer benefícios, pode ajudar também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais! Como por exemplo: a restauração da atenção, a paciência, o autocontrole, o autoconhecimento e a diminuição da ansiedade ou depressão.

Além disso, é da natureza que retiramos os recursos necessários para a nossa sobrevivência, tais como alimento e água. E por meio dela, também conseguimos trabalhar o nosso emocional. Ou seja, com algumas atitudes simples, já é possível ajudar a melhorar nossos impactos e contribuir para uma melhor relação com o nosso meio ambiente. Veja só!

Pequenas atitudes para se desenvolver

Evitar o desperdício já é um bom começo. Você já parou para pensar quantos alimentos você já jogou no lixo? Seja por que não comeu toda a comida no seu prato, esqueceu algum alimento na geladeira ou no quarto, por exemplo. Além disso, o desperdício pode ser de várias formas: do alimento, da água, da luz e até mesmo de suas roupas ou objetos. Lembrar de apagar a luz, quando sair de um ambiente, não tomar banho demorado, são atitudes que ajudam e melhoram o consumo sustentável dos recursos.

O Método do Equilibrista, nos ajudará a refletir sobre essas situações e estar atentos à mudanças em nosso comportamento. Por certo auxiliando no desenvolvimento da nossa consciência de lidar com as situações e aprimorar o senso crítico para entender quando é preciso mudar nossa atitude. Saber manter o equilíbrio em nosso dia-a-dia, em situações problemas, ao tomar decisões e a lidar com dificuldades emocionais.

Com a calma e o relaxamento que as plantas podem proporcionar, manter o equilíbrio em situações difíceis acaba ficando sempre mais fácil… E por isso, que trabalhando o Método do Equilibrista juntamente com a sua conexão com a natureza e animais, você conseguirá manter o equilíbrio e lidar com situações que nunca imaginou.

A natureza e seus benefícios

Quando falamos em natureza, não estamos citando apenas árvores e flores, mas sim todos os seres vivos que habitam o nosso planeta e dependem dele para a sobrevivência. Você já imaginou como seria triste e sem graça um mundo sem árvores, plantas, animais e toda essa diversidade que existe ao nosso redor?

Instintivamente sabemos que estar em contato com a natureza nos faz bem e nos dá paz. Por isso, que tal entender mais afundo alguns benefícios que podemos adquirir com essa aproximação, e conhecimento dos recursos a nossa volta?

  1. O contato com os animais ajuda a diminuir a ansiedade e nos torna ainda mais responsáveis;
  2. Estar em contato com plantas, flores e árvores é uma maneira simples de relaxar e adquirir autocontrole;
  3. A influência da natureza ajuda a recuperar o cérebro do cansaço causado pelas atividades cotidianas e dificuldade emocionais;
  4. Quando incorporada ao design de praças, casas e áreas públicas, a natureza proporciona calma, inspira ambientes e estimula o aprendizado e a curiosidade;
  5. Espaços verdes melhoram o nosso raciocínio e concentração;
  6. A natureza turbina a memória e desenvolve a imaginação, criatividade e a interação social.

A importância dos espaços verdes

Sem dúvida, a exposição à áreas verdes contribui para diversos desenvolvimentos. Por certo, dos mais variados estímulos sensoriais, como visual, auditivo e olfativo. Essa capacidade de receber informações sobre diferentes partes do corpo nos ajudam a desenvolver o autocontrole. E ainda trabalhar positivamente muitos aspectos psicológicos e comportamentais.

Já vimos alguns dos diversos benefícios da natureza. Além de como é possível trabalhar e desenvolver inúmeras habilidades para a nossa vida. Que tal trabalharmos a importância de cuidá-la e preservá-la?

Em comemoração ao dia da natureza e dos animais, propomos um desafio de você encontrar a natureza no seu dia a dia. É isso mesmo, e se você sente vontade de entrar mais em contato com o meio ambiente, mas não tem fácil acesso, há uma alternativa: ter um espaço verde em casa. Que ter sua própria planta em um vasinho? Ou se você tiver mais espaço (seja vertical – paredes ou horizontal – varanda ou quintal), crie o seu próprio jardim ou até mesmo uma horta.

Mas e aí? Qual é a sua relação com a natureza? Gostou de aprender como ela e os animais podem nos ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais? Fique por dentro de mais assuntos em nosso Blog Mindzup! Siga nosso Instagram @mindzup para ficar por dentro das novidades…E envie por direct algumas fotos do seu espaço verde, vamos adorar ver e repostar!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu