Enem: Como se preparar para o dia D?

Estamos na reta final! Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem. As provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão presencial, quanto no modelo digital. 

E é neste momento que podemos nos despedir do Ensino Médio, após muito estudo e dedicação, e encarar uma nova escada: conquistar uma vaga na universidade. Ou ainda para se testar, realizando o Exame como treineiro.

No entanto, também é um momento que muitos estudantes ficam receosos e perdidos sobre o que deve ser feito nos dias que antecedem a prova. Mas, não é preciso encarar o vestibular como um bicho de sete cabeças.

Você sabia que o seu desempenho não depende somente da absorção do conteúdo, mas também da capacidade de concentração e de como você lida com a sua autoconfiança e a pressão desse exame? 

Mesmo depois de muito estudo e preparação ao longo da vida escolar, é normal que a ansiedade esteja presente, ainda mais por conta do turbilhão de emoções que a pandemia nos causou.

Por isso, hoje, com a ajuda de dois métodos metacognitvos, vamos trazer algumas dicas atualizadas para você se preparar para o dia D.

Com o método da escada, vamos definir uma sequência eficiente de ações que nos ajudem a alcançar o nosso objetivo: se dar bem no Enem. E com a ajuda do método do Espelho, vamos conseguir diminuir a ansiedade e desenvolver a autoconfiança.

Então bora para as dicas?  Vem comigo!

1º Degrau – Cuide de suas emoções e relaxe.

Na véspera do Enem, é compreensível ter medo e se sentir ansioso, mas às vezes focamos tanto nesses sentimentos, que ficamos emocionalmente exaustos e perdemos nossa capacidade de foco.

Por isso, é importante investir tempo em cuidar das suas emoções e da sua saúde mental. E você pode fazer isso com a ajuda do método do Espelho!

Como? Separe um tempo para você… Para se sentir preparado é importante trabalhar o autoconhecimento e a autoconfiança. Dessa forma, olhe para o seu interior e lembre do quanto se dedicou e de toda a sua trajetória de estudos. 

Reflita e pense positivo! Você deu o seu melhor e tem capacidade de encarar esse desafio. 

Além disso, pratique exercícios físicos e faça também, atividades simples que te ajudarão a relaxar, como assistir um filme, caminhar ao ar livre, ler um livro ou assistir um seriado.

2º Degrau – Cuidado com as revisões!

As revisões são muito importantes, pois elas ajudam a fixar os conteúdos de uma vez por todas. Mas cuidado com o excesso! A dica é diminuir ritmo de estudos à medida em que a prova se aproxima.

Um dia antes do Enem, enxergue a importância de não gastar muita energia estudando. No máximo revise alguns tópicos mais importantes e estude apenas na parte da manhã. Tire o período da tarde para relaxar a mente.

A melhor estratégia de estudo para um dia antes do Enem é confiar em você mesmo e no seu processo. Você estudou e se preparou durante meses. 

3º Degrau – Organize o seu material e documentos!

Na véspera do Enem, organize os documentos e materiais que devem ser levados para a prova. Não deixe chegar em cima da hora e separe um documento original com foto, duas canetas pretas e uma máscara facial reserva.

Além disso, a prova do Enem costuma levar várias horas para ser realizada, então leve um lanche e uma garrafa de água. Se manter hidratado e de estômago cheio vai te ajudar a diminuir a ansiedade e manter um maior foco.

Outro ponto extremamente importante é conferir com antecedência o local da prova e estudar o melhor trajeto para chegar com pelo menos 1 hora de antecedência.

4º Degrau – Na véspera!

Escolha uma roupa confortável e deixe-a separada para não perder tempo no dia. Por fim, descanse! Durma cedo para estar com as energias recarregadas na hora da prova e garantir que a ansiedade não afete sua autoconfiança.

Você precisa estar bem disposto para aguentar longas horas de prova. Além disso, quando você não dorme o tempo suficiente para seu corpo e sua mente se reestabelecerem, sua memória e capacidade de atenção ficam prejudicadas.

5º Degrau – No Dia D!

Durante a prova, você vai entender como foi importante trabalhar o autoconhecimento e a autoconfiança logo no primeiro degrau. 

A ansiedade é uma preocupação excessiva com o futuro, então, para combatê-la, é importante se conectar com o presente. Ao realizar a prova, confie no seu potencial, lembre de toda a sua dedicação e relaxe.

Mas se você ainda estiver se sentindo ansioso, largue a caneta e tente respirar profundamente. Exercícios de respiração contribuem muito para melhorar a concentração e não perder o foco. Além disso, não se compare com as pessoas que estão em volta. Faça a prova no seu tempo! 

Bom, o Método da Escada nos ajuda a entender quais são os degraus que precisamos subir para chegar ao topo do pódio. Dessa forma, seguindo todas essas dicas, você terá mais chance de ter sucesso na prova do Enem.

Mas, e você mindzuper, tem alguma dica a acrescentar? Comente aqui!

Aproveite para nos acompanhar também no nosso Instagram @mindzup e ficar por dentro de todas as novidades.

Boa sorte na prova!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu