Viva sem medo de errar!

Sentir insegurança com determinadas situações é natural! Inclusive, pode ter o seu lado positivo, pois te torna mais cuidadoso com suas ações. Contudo, o medo de errar, quando excessivo, é paralisante e faz com que você deixe de agir, perdendo oportunidades de crescer e conquistar o que deseja.

Se você, mindzuper, se identificou com esse comportamento, saiba que é possível aprender a lidar com esse sentimento nocivo. E além disso, dar a ele um novo significado à sua vida. Na semana passada, falamos um pouco sobre como viver sem o medo de errar. Se você ainda não conferiu esse post, clique aqui, pois hoje vamos falar um pouco mais sobre isso e entender como o Método Metacognitivo Tentativa e Erro pode ajudar a evitar esse sentimento.

Esse medo, é causado, principalmente, pela sua insegurança. Ela é fruto da falta de conhecimento sobre si, suas habilidades, talentos e capacidade de se tornar melhor. Ninguém nasce sabendo de tudo! As pessoas vão evoluindo e aprendendo com o tempo e isso se aplica, também, a você. Dessa forma, quando tomar a consciência do poder que tem, passará a ter coragem de ir em busca de todos os seus sonhos.

Mindzuper, se você é uma pessoa que tem expectativa alta sobre seu próprio comportamento, certamente tem medo de errar e de não conseguir alcançar os objetivos. Se existe perfeccionismo, certamente você se cobrará muito, caso venha a cometer algum erro.

Ninguém gosta de errar. Porém, há momentos em que só conseguimos ir além, quando esgotamos todas as nossas tentativas. E, então, a porta para a mudança se abre com novas ideias, motivações e inspirações. Tem coisas que não aconteceriam se tudo tivesse dado certo. Assim como, nossas experiências também não existiriam.

Método da Tentativa e Erro

O Método Tentativa e Erro do Programa MenteInovadora tem justamente o objetivo de nos mostrar que o erro não é uma coisa necessariamente negativa. Eventualmente, se soubermos trabalhar sobre ele, se transforma numa excelente oportunidade de aprendizagem.

Com ele desenvolvemos as habilidades de:

  1. Reconhecer a necessidade de tomar iniciativas para atingir nossos objetivos; e
  2. Considerar o erro como oportunidade de aprendizagem, de busca e de crescimento.

Para aprender a aplicar o Método da Tentativa e Erro no seu dia a dia, você vai precisar seguir algumas etapas.

Etapas do Método Tentativa e Erro

Confira a seguir as etapas necessárias para aprender com seus erros!

  1. Tentativa – Desperta a sua disponibilidade interna de se arriscar, iniciando um movimento mesmo sem ter a certeza de que será bem-sucedido.
  2. Erro – Você aprende a se permitir errar e a reconhecer o erro como parte do processo de aprendizagem.
  3. Correção – Você analisa a situação, tenta compreender onde errou, como poderia ter evitado o erro e tenta extrair desse erro as informações necessárias para avançar rumo ao acerto.
  4. Nova tentativa – Com o aprendizado adquirido no passo 3, você volta à experiência e testas novas hipóteses e caminhos de ação.

Só isso basta para dar tudo certo?

Veja bem, pode não ser tão simples assim.

Lembra dos astronautas que citamos no exemplo, no post da semana passada? Então, eles precisaram de 10 viagens ao espaço, testando diferentes abordagens, antes de conseguir de fato pousar na Lua.

É muito natural que uma experiência enfrente inúmeros obstáculos antes que seja considerada bem-sucedida. O importante é continuar avançando no processo. A cada nova etapa, temos de superar o que deu errado na anterior e não desanimar se novos obstáculos surgirem.

Eai o que achou do conteúdo mindzuper? Espero que esses textos te ajudem a viver sem o medo de errar! Acredite, é uma habilidade libertadora que vai fazer toda a diferença na sua vida, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional.

Ah, e aproveite também, para nos seguir no Instagram @mindzup para ficar por dentro das novidades. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu