Especial Redação Nota 1000 no Enem! ✍

Missão Mindzup: A redação nota 1000 no Enem…

Se você está se preparando para o Enem, certamente já passou por dezenas de textos que prometem a mesma coisa: a tão sonhada nota 1000 na redação.

Mas pare e pense: se tem tanta gente ensinando a tirar nota máxima, então por que o número de alunos que alcançam essa nota cai a cada edição do exame?

Os números não mentem. A dificuldade com a redação do Enem é geral. Por que as receitas que você encontra na internet fracassam? Muito provavelmente porque a maioria se limita a listar dicas genéricas.

Você que conhece o Programacipou do MenteInovadora, sabe que uma das habilidades necessárias para superardificuldade é saber analisar e resolver problemas. Que tal utilizar alguns dos nossos métodos para conquistar uma Redação Nota 1000 no Enem?

Vem comigo!?

Método da filmadora: Defina seu objetivo

Como nos ensina o Método da Filmadora, ter uma visão clara do ponto de chegada contribui na organização do pensamento e das ações.

Que tal iniciar, então, pela definição do seu objetivo? Neste caso, a resposta é fácil: você quer aprender a fazer uma redação matadora no Enem.

E o que é necessário para atingir esse objetivo?

  1. Entender como é composta a nota
  2. O que os avaliadores levam em consideração.
  3. Saber como se escreve um texto dissertativo-argumentativo.
  4. Usar as palavras e termos certos.
  5. Evitar os que vão tirar pontos da sua nota final.
  6. Conhecer os erros banais que vão lhe render um zero na nota final.

Pronto para melhorar sua nota na redação? Então vamos usar, nos próximos dois blocos, o Método Detetive para investigar como é composta a nota e o que os corretores do Enem avaliam na sua redação.

Método do Detetive: Como são atribuídas as notas da redação do Enem?

Imagine que Sherlock Holmes vai prestar o Enem e precisa saber, antes da prova, como é corrigida a redação. Que perguntas ele faria ao doutor Watson?

Como ensina o Método do Detetive, boas perguntas produzem dados, informações e pistas que ajudam a solucionar uma situação-problema – que, no nosso caso, é entender como são dadas as notas da redação do Enem. Vamos lá?

1. Quem corrige a redação do Enem?

Todas as redações do Enem são corrigidas por, no mínimo, dois professores. As notas são atribuídas de forma independente. Um avaliador não sabe a nota que foi dada pelo outro.

2. Como as notas são atribuídas?

A correção da redação é, de longe, a mais subjetiva de todas as avaliações do Enem. O que não quer dizer que os professores que a corrigem podem dar a nota que lhes vier a cabeça. Existem critérios que eles devem observar em cinco grandes áreas, chamadas de competências. Cada uma dessas competências tem nota máxima de 200 pontos. dos. A soma das notas de cada competência forma a nota final de cada avaliador.

3. Se são dois avaliadores, porque eu recebo uma única nota?

A sua nota final é a média aritmética as duas notas dadas pelos avaliadores. Ou seja, para tirar nota 1000, você precisa que dois avaliadores diferentes, que não conversam entre si, achem a sua redação tão boa a ponto de lhe dar  nota máxima em todas as competências.

4. Existe a chance de tirar zero?

Sim, existem várias situações que podem lhe render o zero. As mais comuns são:

  • Deixar a folha da redação em branco.
  • Desenhar em lugar de escrever.
  • Escrever menos de 7 linhas.
  • Não escrever seu texto no formato dissertativo-argumentativo.
  • Fugir totalmente do tema proposto para a redação
  • Ferir os direitos humanos em sua proposta de intervenção para o problema abordado.

Agora você já sabe como são calculadas as notas. Vamos continuar utilizando o Método Detetive na próxima semana para conhecer melhor as competências avaliadas pelos professores para atribuir as notas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu