O grande dia chegou! E agora?

5 dicas para tornar esse momento mais suave e melhorar o seu rendimento na prova

Você vem estudando há um bom tempo, está preparado, conhece seus pontos fortes e aqueles em que ainda pode melhorar… Então não há nada mais que você possa fazer. A palavra-chave para o dia da prova mais importante da sua vida (até aqui), deve ser: tranquilidade.

Se você estiver tranquilo vai manter a ansiedade baixa, o que o ajudará a se concentrar e a destinar sua energia para a mobilização do conhecimento que você acumulou ao longo de sua preparação.

Hoje trazemos 5 dicas para ajudá-lo a manter a tranquilidade como principal emoção no dia da prova. Mas antes, se você quiser aprender com o Método do Espelho a melhorar a autoconfiança, confira este outro post do Mindzup.

Vamos às dicas:

1.      Descanse

A preparação deve ter ocupado boa parte da sua vida ao longo dos últimos meses. A véspera da prova, portanto, deve ser um dia de descanso. Faça atividades que lhe dão prazer, como ler um livro, assistir a um filme, praticar algum esporte. Alimente-se bem, curta os amigos e a família. Mas nada de ir dormir tarde. Uma noite completa de sono é fundamental para que você chegue revigorado ao local da prova.

2.      Organize-se

Documento original, caneta preta ou azul (pelo menos duas, para ter uma reserva), garrafa de água, barrinha de cereais ou outra comida que lhe ajude a repor energia… Separe tudo o que você vai precisar na prova e deixe pronto no dia anterior. Separou tudo? Cheque novamente no dia da prova, assim que acordar. Nada de deixar para a última hora. Sem essa organização, a insegurança sobre ter carregado tudo com você pode tornar-se um fator de ansiedade.

3.      Antecipe-se

Programe-se para chegar ao local da prova com uma boa antecedência. Uma margem para imprevistos vai impedir que você perca a tranquilidade por medo de se atrasar.

4.      Relaxe

Roupas confortáveis e adequadas à temperatura ajudam a manter a concentração no que realmente importa: a prova. Por mais bonitos que sejam, deixe em casa cintos apertados, calçados desconfortáveis, saltos altos… O seu objetivo é entrar na universidade, não desfilar na passarela.

5.      Dê o seu melhor!

Você não precisa provar nada para ninguém e a vida vai seguir exatamente a mesma se não for aprovado desta vez. Sabendo disso, concentre-se em dar o seu melhor na prova, começando por aquelas questões sobre conteúdos que você domina melhor do que ninguém. Perceber que você é capaz de responder às questões sob pressão vai aumentar a sua autoconfiança. E confira neste outro post como o Método da Filmadora pode ajudá-lo durante a prova.

Boa prova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu