Os assuntos mais bombados da internet! Você viu?

Confira essas dicas que selecionei para estudar atualidades e auxiliar na sua conquista de uma boa nota no Enem

? O que eu preciso saber?

Além de recuperar o que já aconteceu no primeiro semestre, é importante que você fique atento a tudo o que vai se passar na segunda metade do ano. Como fazer isso? Lendo, ouvindo e assistindo notícias.

Rede social vale? Vale também, desde que você não se contente em engolir o que aparece ali sem mastigar. Entendeu?

Surgiu um assunto que está bombando no Facebook? Dê um Google e tente encontrar pelo menos mais duas fontes confiáveis que confirmem a notícia.

Leia a notícia até o fim, se informe e aproveite para aprender sobre o contexto da história toda. É o melhor caminho para ficar afiado naquele assunto.

? Onde posso me informar?

Os melhores canais para aprender tudo o que está rolando são jornais, revistas, sites de notícias, noticiários nas rádios e na TV.

Dá trabalho? Sim, mas se você criar o hábito na sua rotina diária de zapear pelos seus canais preferidos, logo vai se acostumar.

É importante exercitar a leitura crítica desses veículos. Você pode ou não concordar com o ponto de vista deles, mas é importante procurar diferentes fontes que apresentem diversos ângulos da mesma notícia. Assim você enriquece seus argumentos, caso o assunto entre para o tema da redação, por exemplo.

Quer algumas sugestões de veículos? Vamos lá: O GloboO Estado de S. PauloFolha de S. PauloNexo JornalThe InterceptEl PaisThe New York TimesThe GuardianThe EconomistThe Atlantic.

Agora que você já sabe onde procurar, algumas sugestões de eventos no segundo semestre que você deve acompanhar de perto…

? O que vai rolar em 2018?

Esse é a famosa “bola de cristal”. É muito difícil prever o futuro, mas existem alguns eventos que você já sabe que vão acontecer, e aos quais deve ficar atento:

  • Eleição Presidencial no Brasil –A eleição deste ano promete fazer barulho. Embora seja improvável a presença no Enem de perguntas sobre política partidária, é bom ficar de olho nos temas de interesse nacional que serão levantados pelos candidatos, pois alguns podem ser assunto na prova do Enem.
  • 30 anos da Constituição Cidadã – Em outubro, a Constituição de 1988 completa 30 anos. Vista como um grande avanço democrático na época de sua promulgação, ela hoje é atacada como anacrônica e vários setores da sociedade e do governo debatem reformas profundas. Aprenda o máximo que puder sobre esse assunto, pois ele tem bom potencial de surgir numa redação.

? Como esses temas aparecem no Enem?

A prova de redação é candidata natural para fazer uso de atualidades, mas não é a única maneira desses temas aparecerem na prova. Eles poderiam aparecer em perguntas de Ciências Humanas, que englobam História, Geografia, Sociologia e Filosofia, por exemplo. E até em Ciências da Natureza.

Uma pergunta de Física que se propusesse a medir os seus conhecimentos sobre efeito oblíquo, por exemplo, poderia utilizar o gol marcado por Paulinho no jogo contra a Sérvia na Copa do Mundo, questionando:

  • altura máxima que a bola atingiu
  • alcance da bola em linha reta
  • a velocidade média de deslocamento da bola
  • o ângulo formado pelo chute e o início da trajetória
  • o tempo total que a bola levou viajando (ou seja, o “tempo de queda”).

Dificilmente, porém, o gol de Paulinho vai ser utilizado. As perguntas para o Enem já estavam prontas antes da Copa. Ufa!

? Onde eu vou arrumar tempo para tudo isso?

Ninguém disse que a tarefa seria fácil. Com o tanto de conteúdo que você precisa estudar, parece loucura encontrar tempo para tanta atualidade, não é mesmo? Mas não se desespere.

Com um pouco de paciência, você vai perceber que manter-se informado não toma tanto tempo assim. E ainda é divertido aprender sobre o que se passa no Brasil e no mundo. ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu