Veja só esta redação nota 1000! ✍
Método Escada – Passo 3:
A conclusão
Como já disse antes, a competência 5 avalia a sua capacidade de propor uma intervenção para o problema proposto pelo tema da redação.
A sua dissertação, portanto, deve terminar com uma proposta concreta de solução para o problema. E deve explicar como chegar a essa solução. Não basta dar uma solução genérica que seja fácil na teoria, mas impossível de ser aplicada na vida real. Sua proposta de intervenção deve ser original, coerente, e mostrar os caminhos para a aplicação.
O parágrafo, novamente, segue a estrutura de três frases:
- A primeira frase sintetiza as ideias desenvolvidas anteriormente.
- A segunda começa a abordar a solução, identificando os atores envolvidos – que podem ser a sociedade, o governo, as famílias, o Congresso Nacional etc. – e como deveriam atuar para concretizar essa transformação. Lembre-se de fugir do lugar comum e pensar em propostas originais.
- Para encerrar, um toque de mestre seria uma citação, na terceira frase, de algum pensador consagrado cuja posição referende a transformação proposta por você. É mais um ponto a favor da sua nota na competência 2.
Agora que você já conhece a regra de ouro das três frases e sabe exatamente o que deve conter cada parágrafo, que tal aplicar tudo isso na análise de uma redação verdadeira, que conquistou a nota 1000 no Enem?
Para este exercício, que sugiro você fazer, vamos usar o método Filtro do Programa MenteInovadora.
Método Filtro:
Exercício de análise de texto
Você acabou de aprender como estruturar sua redação do Enem para ter uma boa nota. Mas será que você conseguiu assimilar tudo o que foi explicado?
Use o método Filtro para testar sua compreensão. Como você bem sabe, esse método nos ajuda a identificar, selecionar e classificar as informações. Vamos aplicá-lo a cada frase da redação abaixo, que tirou a nota 1000 no Enem.
O texto que segue é de autoria da estudante Tamyres dos Santos Vieira e o tema proposto era: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.
Não se limite a ler o texto. Trabalhe sobre ele.
Imprima o texto da redação e, com canetas marcadoras de texto de diferentes cores, identifique em cada parágrafo as três frases da regra de ouro e analise:
- Como elas foram construídas?
- Como cumprem as funções de apresentar a tese, desenvolver o tema, e apresentar a proposta de intervenção?
- Que recursos coesivos você consegue identificar no texto?
Terminou o exercício? Que tal, então, dar uma espiada em palavras e termos que podem melhorar sua nota – ou derrubá-la? Esse é o tema do nosso próximo e-mail, até lá!