Veja só esta redação nota 1000! ✍

Método Escada – Passo 3:
A conclusão

Como já disse antes, a competência 5 avalia a sua capacidade de propor uma intervenção para o problema proposto pelo tema da redação.

A sua dissertação, portanto, deve terminar com uma proposta concreta de solução para o problema. E deve explicar como chegar a essa solução. Não basta dar uma solução genérica que seja fácil na teoria, mas impossível de ser aplicada na vida real. Sua proposta de intervenção deve ser original, coerente, e mostrar os caminhos para a aplicação.

O parágrafo, novamente, segue a estrutura de três frases:

  1. A primeira frase sintetiza as ideias desenvolvidas anteriormente.
  2. A segunda começa a abordar a solução, identificando os atores envolvidos – que podem ser a sociedade, o governo, as famílias, o Congresso Nacional etc. – e como deveriam atuar para concretizar essa transformação. Lembre-se de fugir do lugar comum e pensar em propostas originais.
  3. Para encerrar, um toque de mestre seria uma citação, na terceira frase, de algum pensador consagrado cuja posição referende a transformação proposta por você. É mais um ponto a favor da sua nota na competência 2.

Agora que você já conhece a regra de ouro das três frases e sabe exatamente o que deve conter cada parágrafo, que tal aplicar tudo isso na análise de uma redação verdadeira, que conquistou a nota 1000 no Enem?

Para este exercício, que sugiro você fazer, vamos usar o método Filtro do Programa MenteInovadora.

Método Filtro:
Exercício de análise de texto

Você acabou de aprender como estruturar sua redação do Enem para ter uma boa nota. Mas será que você conseguiu assimilar tudo o que foi explicado?

Use o método Filtro para testar sua compreensão. Como você bem sabe, esse método nos ajuda a identificar, selecionar e classificar as informações. Vamos aplicá-lo a cada frase da redação abaixo, que tirou a nota 1000 no Enem.

O texto que segue é de autoria da estudante Tamyres dos Santos Vieira e o tema proposto era: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Não se limite a ler o texto. Trabalhe sobre ele.

Imprima o texto da redação e, com canetas marcadoras de texto de diferentes cores, identifique em cada parágrafo as três frases da regra de ouro e analise:

  • Como elas foram construídas?
  • Como cumprem as funções de apresentar a tese, desenvolver o tema, e apresentar a proposta de intervenção?
  • Que recursos coesivos você consegue identificar no texto?

Terminou o exercício? Que tal, então, dar uma espiada em palavras e termos que podem melhorar sua nota – ou derrubá-la? Esse é o tema do nosso próximo e-mail, até lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu