Aprenda Jogando!

Você já se perguntou quais são as grandes motivações por trás dos jogos que levam a todos nós, até adultos a se engajarem tanto sem ver a hora passar?

Muito provavelmente você acredite ser por distração, mas já é comprovado por pesquisas que os jogos ativam áreas de bem-estar no cérebro e ainda ajudam no desenvolvimento de determinadas funções com benefícios para o raciocínio, convívio social e até para as emoções.

Tudo isso porque os jogos interativos partem de uma estrutura complexa capaz de criar altos níveis de envolvimento através do contexto de uma história que trabalha a partir de objetivos definidos e estimula o senso constante de evolução, o que leva à imersão de continuar jogando.

Quando jogamos quase sempre temos que lidar com movimentos equivocados. Todos nós cometemos erros, tanto adultos como crianças… Mas por quê?

Muitas vezes é porque agimos por impulso. Nosso desejo de agir primeiro e pensar depois é totalmente natural… Mas ainda assim, para melhorar a nossa capacidade de tomar boas decisões devemos aprender a adiar o desejo de agir rapidamente e aprender a organizar nossas decisões.

Em nossa metodologia, os “Métodos” – Detetive, Semáforo, Aves Migratórias, entre outros – são ferramentas, caminhos que organizam e ampliam estratégias de pensamento e possibilitam a metacognição, ou seja, a reflexão sobre o próprio pensamento.

Os “Jogos de Raciocínio” são recursos significativos que proporcionam situações de simulação de vida, espaços lúdicos para enfrentar desafios, levantar hipóteses, desenvolver estratégias de pensamento e outras habilidades necessárias para a trajetória escolar e para a vida.

Vamos conhecer esta semana o “Método do Semáforo”, uma estratégia de pensamento que nos ajuda a fazer exatamente isso…

Mas exatamente por isso que esta é uma ferramenta tão útil. Ela nos ajuda a tomar decisões, desde as mais básicas e cotidianas, como o que fazer quando brigamos com o nosso melhor amigo, até as mais complexas e importantes, como escolher qual carreira queremos seguir no futuro. É hora de Jogar e Aprender juntos em Família! O Programa Mind Lab em Família traz semanalmente atividades para todas as idades, que utilizam o Jogo como recurso de aprendizagem!😉 Clique aqui! e confira as atividades disponíveis para você.

2 Comentários. Deixe novo

  • Gosto muito de trabalhar com jogos! Através dele sempre contemplamos mais do que planejamos.

    Responder
  • COARACI CORA OLIVEIRA DA CUNHA
    outubro 2, 2020 13:15

    Mais uma vez o método Semáforo! Que ótimo! Os jogos requer essa ordem, de parar, preparar e agir. Há regras, e as regras são necessárias até nas brincadeiras.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu