Aprenda a jogar Abalone e divirta-se!

Nas duas semanas anteriores, você aprendeu a jogar Octi e Quoridor. A esta altura já deve estar convencido dos benefícios que se alcança. E ainda mais quando a gente aprende se divertindo. Por isso, vamos continuar brincando e desenvolvendo habilidades sociais e emocionais. Desta vez, com o jogo Abalone.

Este jogo do Programa MenteInovadora também integra as Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab. Ou seja, como os demais, é uma ótima oportunidade para o seu próprio desenvolvimento. Além de constatar como você evolui. Não só nas habilidades sociais e emocionais, como também na capacidade cognitiva.

Por certo, não comece a jogar o Abalone no Mindzup. Antes de mais nada, confira as habilidades que você desenvolverá com e essa modalidade.

Habilidades desenvolvidas pelo Abalone…

Aliás, o Abalone também é conhecido por “Forças Unidas”. Dessa maneira, é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores. De fato exige bastante estratégia e raciocínio. Com a finalidade de empurrar seis esferas do oponente para fora do tabuleiro pelas bordas.

Da mesma forma, para atingir esse objetivo, você aprenderá a: 

  • Desenvolver o planejamento e uma atitude não-impulsiva;
  • Compreender a importância do apoio mútuo (peças) e de dividir responsabilidades
  • Aprimorar a orientação espacial;
  • Desenvolver o autocontrole. E a postura adequada para o enfrentamento de uma situação de torneio (Olimpíadas).

Já está ansioso para começar a jogar? Antes de mais nada, vamos aprender as regras do jogo.

Regras do Abalone…

Nesse sentido, lembre-se, o objetivo é empurrar seis esferas de seu oponente para fora do tabuleiro. E que tem o formato hexagonal. No início do jogo cada competidor tem 12 esferas. Um joga com as bolas brancas e o outro com as pretas. Confira as regras:

Regras de movimento 

  1. As esferas devem deslocar-se uma casa por vez
  2. Uma esfera pode andar em qualquer direção
  3. Duas ou três esferas podem andar para frente, para trás e para os lados. E empurrando a esfera de trás contra as da frente.
  4. Mais do que três esferas não se movimentam na mesma jogada.

Regras para empurrar as esferas do oponente

As esferas do oponente só podem ser empurradas quando se possui uma superioridade numérica. Ou seja, quando há mais esferas empurrando do que sendo empurradas: 

  1. Duas esferas podem empurrar uma esfera.
  2. Três esferas podem empurrar uma esfera.
  3. Três esferas podem empurrar duas esferas.

Assim que o jogo começa, você vai sentir como a capacidade de antecipar as jogadas (planejamento). Além de agir sem impulsividade (reflexão) são importantes. 

Pronto para começar? Calma, antes de partir para o Mindzup, confira os métodos metacognitivos do Programa MenteInovadora. Eles irão poder ajudá-lo a conquistar a vitória. Mas isso só contarei no próximo post.

Até lá!

Já curtiu e comentou nosso último post do Instagram @mindzup?

Siga nosso perfil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu