Aprenda jogar Octi e divirta-se!

Existe coisa mais gostosa do que se divertir? E melhor ainda se, junto com a diversão e o Octi, você puder também desenvolver habilidades que serão úteis para a vida toda.

Os jogos são reconhecidamente um dos melhores recursos para aliar diversão, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Então porque não aproveitar para formar dupla com seu amigo e jogar no Mindzup?

Criado em 1998 pelo Prof. Donald Green da Universidade de Yale, o Octi foi projetado para ser um jogo “resistente a computadores”: simples (e divertido) para humanos, mas difícil para um computador. Afinal, ao permitir que os jogadores modifiquem a quantidade e características de suas peças, o Octi joga com as forças humanas: a capacidade de fazer trocas sutis e formular planos de longo prazo.

Antes de apresentar as regras do Octi, um dos jogos Olímpicos, veja as habilidades que você irá desenvolver praticando essa modalidade.

Habilidades desenvolvidas pelo Octi…

Antes de tudo, o Octi é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Assim, cada oponente tem quatro peças e 12 pinos que indicam direções em que a peça pode se mover. O objetivo é colocar uma de suas peças na base de seu adversário, que está demarcada no tabuleiro.

Enquanto quebram a cabeça para atingir esse objetivo, você e seus amigos ou familiares desenvolverão as seguintes habilidades:

  • Planejamento;
  • Gerenciamento de recursos limitados a curto, médio e longo prazos;
  • Tomada de decisões com flexibilidade e versatilidade;
  • Antecipação de dificuldades ao longo do caminho;
  • Avaliação de informações variadas;
  • Desenvolvimento do autocontrole e da postura adequada para uma situação de torneio.

Agora que você já sabe os benefícios desta modalidade, vamos aprender a jogar?

Regras do Octi…

Primeiramente lembre-se, o objetivo é ser o primeiro jogador a colocar uma de suas peças na base de seu oponente. Assim sendo, para isso, você terá de obedecer às seguintes regras:

  1. Cada jogador tem 4 peças e 12 pinos. A cada jogada, o jogador pode mover sua peça uma casa ou colocar um pino de direção em uma de suas peças. Mas uma peça não pode se mover sem o pino direcional correspondente.
  2. O jogador só pode mover sua peça nas direções indicadas pela inserção de um pino.
  3. Uma peça pode saltar peças, do mesmo jogador ou do oponente, parando na casa livre imediatamente posterior, mas com a condição de que um pino esteja inserido na direção do movimento.
  4. Uma peça pode fazer saltos múltiplos, com a condição de que existam pinos inseridos na direção de cada movimento. É proibido saltar sobre a mesma casa duas vezes na mesma jogada.
  5. Uma peça que salte a peça do próprio jogador ou do oponente pode, mas não é obrigatório, retirar a peça do tabuleiro, remover seus pinos e usá-los em outras jogadas.

Portanto, agora que você já sabe as regras, vamos descobrir os melhores métodos metacognitivos do Programa MenteInovadora para ajudá-lo a conquistar a vitória? Confira essa e outras dicas no próximo post.

Até lá!

Já curtiu e comentou nosso último post do Instagram @mindzup?

Siga nosso perfil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu