Aprenda jogar Quoridor e divirta-se!
Na semana passada, você aprendeu a jogar Octi. Espero que tenha se divertido. Que tal continuar a brincadeira ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades úteis para sua vida?
Esta semana vamos aprender as regras de um novo jogo do Programa MenteInovadora. E que também integra as Olimpíadas de Raciocínio Mind Lab: o Quoridor, ou como alguns podem conhecer “Bloqueio”.
Como você já sabe, de fato, os jogos proporcionam um ambiente ideal para desenvolver habilidades sociais e emocionais. Além disso, melhoram a capacidade cognitiva de todos nós. E principalmente, ao jogar com um amigo ou familiar, vocês podem se desenvolver juntos, e de uma maneira bem divertida!
Então vamos jogar Quoridor no Mindzup?
Antes de conhecer as regras, veja as habilidades que vocês desenvolverão com e essa modalidade.
Habilidades desenvolvidas pelo Quoridor…
O Quoridor, também chamado de Bloqueio, é um divertido jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores. O objetivo é ser o primeiro a cruzar o tabuleiro. Para evitar que seu oponente chegue antes, por exemplo, você deve criar barreiras para impedir o avanço dele.
Enquanto analisam as melhores estratégias para vencer, você e seu oponente aprenderão a:
- Agir segundo um planejamento, considerando várias fontes de informação
- Gerenciar os recursos disponíveis
- Desenvolver a flexibilidade do raciocínio
- Entender a importância do raciocínio flexível
- Identificar ameaças
- Perceber e considerar várias possibilidades para organizar as ações
- Desenvolver o autocontrole e a postura adequada para uma situação de torneio (Olimpíadas)
Viu só quantos benefícios? Agora, vamos aprender as regras do jogo.
Regras do Quoridor…

Lembre-se, o objetivo é ser o primeiro jogador a cruzar todo o tabuleiro! E levar seu peão à linha de partida do oponente. Mas para que isso seja possível, não adianta apenas avançar o seu peão. É preciso também bloquear o avanço do seu adversário.
Para isso, cada jogador inicia com 1 peão e 10 barreiras.
- A cada rodada, os jogadores podem escolher entre duas opções de jogada:
A. Mover a peça uma casa para frente, para trás ou para os lados. Movimentos diagonais não são permitidos, salvo a exceção da situação prevista na regra 2. cara a cara.
B. Colocar uma barreira em uma casa vazia no tabuleiro. Desse modo, a barreira pode ser colocada na horizontal ou vertical, de modo que duas casas sejam bloqueadas.
- Cara a cara: Quando os dois peões se encontram (ocupam casas vizinhas), o jogador da vez pode saltar sobre a peça do oponente e assim, ocupar a casa subsequente. Então, caso haja algum impedimento para ocupar essa casa (uma barreira ou a borda do tabuleiro), é permitido ocupar uma das casas vizinhas (resultando em um movimento “na diagonal”).
- Jogo Limpo: Não é permitido criar uma situação que feche todas as rotas possíveis do oponente para alcançar seu objetivo. Pode-se aumentar a rota, mas não se pode fazer um bloqueio total.
Parece simples, não é mesmo? Mas quando começar a jogar, você vai descobrir que precisará de muito mais estratégia e planejamento do que imaginava. Vamos descobrir os melhores métodos metacognitivos do Programa MenteInovadora para ajudá-lo a conquistar a vitória? Confira o nosso próximo post! Mas enquanto isso, acesse o Mindzup e vá treinando suas estratégias. Nos conte o que achou desse jogo, aqui nos comentários!?
Até lá!
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