Ser criança é ter uma imaginação sem limites!

O tão famoso Dia das Crianças, é comemorado em diferentes países, e em diferentes datas. Isso porque cada país conta com uma história e significados únicos para esse dia, como por exemplo, no Japão a comemoração é dividida em dia das meninas (3 de março) e dia dos meninos (5 de maio), alguns países celebram no dia 20 de novembro, por conta da ONU-Organização das Nações Unidas, que definiu nesse dia o “Dia Universal da Criança”, já outros celebram no dia 1° de junho, pois nesse dia aconteceu a “Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança”, em Genebra na Suíça, onde instituiu o “Dia Internacional das Crianças”.

Aqui no Brasil celebramos o Dia das Crianças no dia 12 de outubro, e por certo é feriado. Mas você sabia que o feriado é por conta do Dia de Nossa Senhora da Aparecida? Sim, ela é a padroeira do Brasil, e comemoramos juntos. Data também em que celebramos a data de descoberta das Américas, por Cristóvão Colombo, em 1492. Ele mesmo batizou o continente de “continentes das crianças”, legal né?

Vamos fazer diferente?

Com o intuito de comemorarmos esse dia tão especial, queremos propor algo diferente nesse ano, que já foi super diferente também! Que tal pedirmos de presente aos nossos pais ou responsáveis algo especial e diferente?

Algo que só você possa pedir: mais tempo com seus pais, familiares e amigos! Sim, um dia em que você será o dono dele e o protagonista do seu dia. Você já deve ter ouvido essa palavra “protagonista” nos livros, nas novelas, cinemas, teatros,… É exatamente isso que pretendemos trazer, mas você não precisa gravar nenhum filme, ser um ator, nem nada. Você terá o poder de influenciar e se tornar o “influencer” ou mentor desse dia, onde todos ao seu redor, ou ainda apenas as crianças, deverão sugerir as atividades para esse dia. Assim, os adultos deverão obedecer.

Você criará suas próprias regras e participará de todas as etapas ativamente para atender aos desejos, mas também dos demais integrantes da casa. Assim, deverá investigar os pensamentos, os sentimentos, as necessidades e valores de todos para saber tomar a melhor decisão. Não é apenas “mandar”, e sim colocar-se no lugar do outro, propor atividades que integrem todos, alimentos que agradem todos, para criar um ambiente incrível entre todos. Topa o desafio?

Bom, para te ajudar vamos listar algumas ideias para você usar a criatividade e propor em sua casa! Já que você será o protagonista…

Que tal começar a montar uma história bem divertida?

Utilize uma caixa com objetos variados, e construa os acessórios, cenários e fantasias para cada personagem. Pode ser um musical, peça teatral, stand-up ou apenas uma contação de histórias que já ocorreu na vida de cada um. O importante é deixar a alegria contagiar o ambiente!

Gincanas engraçadas!

Transforme sua casa em uma verdadeira trilha com obstáculos, para ver quem faz em menos tempo. Isto é, esconda alguns objetos pela casa e peça para encontrá-los, ao estilo Caça ao tesouro. Assim também, uma outra possibilidade é encher o chão da sala com objetos delicados e que possam quebrar (vidros, cerâmicas ou ovos), mostre para uma outra criança da casa o trajeto que ela deverá percorrer, sem quebrar nada, esconda ela num quartinho e utilize uma venda para tapar os olhos. Enquanto isso, retire com cuidado (para não quebrar e fazer barulho) todos os objetos e deixe o caminho livre. Todos vão dar muitas risadas ao ver a pessoa se desviando dos objetos que ela imagina estar no chão.

Comidas em lugares inusitados!

Que tal planejar um almoço ou café da tarde no quintal da sua casa? Monte um piquenique no parque, no clube, na casa de um amigo. Cada um leva um tipo de comida e bedida, já porcionadas para que o distanciamento seja mantido e toda a segurança na hora de compartilhar os alimentos. Leve bolas, jogos e muita animação para se divertir o dia todo.

Jogos de Raciocínio e Arte!

Crie torneio de jogos e crie novos! De fato, no Youtube da Mind Lab temos uma playslist exclusiva para você criar diversos jogos. Acesse já DIY Mind Lab em Família e deixe a diversão contagiar sua casa. Que tal aprender a produzir e fazer uma música? Clique aqui e confira como! Quer o pozinho colorido da bagunça?

Dicas Instagram Mindzup!

Aproveite o mês da criança e realize vários desafios e dicas em nosso canal do Instagram. Dessa forma, aprenda a fazer um delicioso Brigadeiro, Monte um recadinho especial em formato de passarinho, aprenda a fazer Massinha de modelar caseira, Monte uma cabana para um acampamento dentro de casa, crie salgadinhos recheados e coloridos, e muito mais!

Espero que aproveitem todas as dicas! E elas valem para os demais dias também.

Compartilhe conosco todas as suas criações! E um ótimo Dia das Crianças para todos vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu